Com uma edificação em granito com uma alvenaria simples, há várias teorias quanto à sua cronologia. O tipo de construção é medieval, do século XIV, mas é também atribuída à época romana ou árabe.

Origem

Ponte do Salgueiro
Ponte do Salgueiro
Ponte do Salgueiro

O aspeto atual da ponte mostra o resultado de uma reconstrução para poder assegurar a passagem do tráfego automóvel, servindo também de passagem para os peregrinos de Santiago de Compostela.

Com uma edificação em granito com uma alvenaria simples, há várias teorias quanto à sua cronologia. Sendo da época medieval, do século XIV, pois a sua estrutura é constituída por algumas pedras sigladas semelhantes a outras pontes, é também atribuída a época romana ou árabe.

Dado o estado de degradação em que se encontrava, foi reconstruída em 2000.

Estrutura

Ponte do Salgueiro
Ponte do Salgueiro
Ponte do Salgueiro

A ponte, que se situa junto da povoação com o mesmo nome e que atravessa o rio Ul, é formada por dois arcos de volta perfeita em cantaria. Estes estão deformados devido ao incorreto dimensionamento para as cargas a que foi sujeita até à reconstrução.

Entre os arcos tem pequenos talhamares a cortar a água e a sustentar um tabuleiro rampeado, sendo este delimitado por guardas baixas.

Classificação

A ponte, que está incluída na rota de Santiago de Compostela, está classificada de Interesse Municipal.

Localização

A 150 metros da povoação de Salgueiro, a ponte situa-se na rua que faz a ligação à sede da freguesia, uma transversal à estrada principal.

Coordenadas GPS: N 40 51.495' W 008 29.867'  (40.85825, -8.49778)

 

Temas / Tags

Santiago de Riba-Ul, publicado em por