Por isso é de direito que a capela seja individualizada do resto que a circunda, mesmo com a edificação das duas torres sineiras.
Dedicada a Nossa Senhora da Penha, foi edificada entre os séculos XVII e princípios do XVII (1632-1706) pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel, na sua quinta em Ílhavo.
Devendo ficar pronta para receber os restos mortais do bispo, assim não aconteceu pois este morreu em 1699, vindo só simplesmente a ser trasladado em 1706, ano em que ficou pronta.
De caraterísticas maneiristas, apresenta na sua fachada principal elementos barrocos e proto-barrocos.
Constituída de uma planta longitudinal, é formada por um nave e capela-mor, sendo-lhe anexadas no século XIX duas torres sineiras enquadrando com o pano central. Este pano é rasgado pelo portal central de verga reta encimado por um nicho de colunas torsas com a imagem da Nossa Senhora da Penha e o Menino.
Este conjunto está ladeado por duas janelas retangulares ao nível da porta e outras duas janelas mais pequenas ao nível do nicho. Separadas por um friso, termina por um frontão triangular de decoração ritmada com óculo central e uma cruz.
As torres sineiras apresentam quatro janelas pequenas e quadradas, continuando com o friso do pano central a separar as quatro aberturas em arcos de volta perfeita e das quais as duas do pano central possuem sineiras. É finalizado por coberturas bulbólicas, sendo ladeadas por quatro pináculos.
Esta capela entrou na lista dos classificados como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Ílhavo, na freguesia Ílhavo (São Salvador).
(Distância: 16 m E)
Vista Alegre é um verdadeiro complexo industrial e único no País desde 1824, ano em que se deu a edificação.
(Distância: 2 km NE)
Consagrada a São Salvador, tomando o mesmo nome da freguesia, este templo religioso foi totalmente reconstruído nos finais do século XVIII, tendo o seu início no ano de 1774.
(Distância: 2 km NE)
Câmara Municipal de Ílhavo - Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo
(Distância: 2 km NE)
Uma geografia que inevitavelmente liga à Ria de Aveiro fez de Ílhavo uma terra com ligações bastantes fortes ao mar.
(Distância: 2 km NE)
O Solar dos Maias um dos pontos de referência da cidade, destacando-se desde os finais do século XVIII.
(Distância: 2 km NE)
Atualmente conhecido como Palácio de Alqueidão, também é conhecido por Solar do Visconde de Almeidinha ou de Alqueidão e de Nossa Senhora das Neves.
(Distância: 2 km NE)
Inaugurada em 11 de setembro de 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo promove o livro e a leitura e realiza atividades de divulgação cultural, exposições, feiras do livro, entre muitas outras.
(Distância: 2 km NE)
O Museu Marítimo de Ílhavo, criado pela Câmara Municipal de Ílhavo, foi inaugurado em agosto de 1937, mostra os temas relacionados com o mar e a pesca do bacalhau.
(Distância: 3 km S)
Situada a pouca distância de Vagos, numa zona isolada, considerada por isso uma ermida, esta capela tem origem em lendas. Um navio francês naufragou, salvando-se a imagem de Nossa Senhora que foi escondida pela tripulação. A capela foi erguida nesse local no século XII.
(Distância: 3 km NE)
Da Arte Nova que se desenvolveu no início do séc. XX, na qual esta região se acentua, a Vila Africana é dos exemplares mais significativos dessa Arte.