É uma praia que, começando na Ria de Aveiro, se prolonga pela Costa Nova, numa extensão a perder de vista, num areal dourado contando ainda com as águas de excelente qualidade.
Além da paisagem da praia e do mar, conta ainda com o Farol da Barra, o mais alto de Portugal.
Este ponto está situado na localidade Gafanha da Nazaré, na freguesia Gafanha da Nazaré.
(Distância: 881 m N)
O Farol da Barra é o maior farol da costa portuguesa e o segundo maior da Península Ibérica. Foi construído no século XIX, eletrificado em 1936 e automatizado em 1990.
(Distância: 2 km NE)
Numa terra marítima e consequentemente de pescadores, nada melhor do que preservar essa imagem de Ílhavo em algo que estivesse relacionado com o mar, nada menos que o navio de Santo André.
(Distância: 2 km NE)
Com mais duas denominações como Castelo da Gafanha e Forte Novo, foi edificado no século XVII após o fim da guerra da Restauração, na necessidade de reforçar as fronteiras do Reino, para a proteção da ria e da barra de Aveiro.
(Distância: 2 km NE)
Capela situada no Forte da Barra, fazendo parte de um pequeno largo. A sua edificação terá sido do século XVIII, uma vez que a documentação mais antiga deste templo data de 1803.
(Distância: 2 km NE)
Um jardim junto de um dos canais da Ria de Aveiro, é um espaço arborizado e relvado que permite toda a série de atividades ao ar livre, desportivas ou de recreio, além da praia fluvial.
(Distância: 2 km E)
Uma ponte medieval que ligava Ílhavo com o Forte da Barra e que atuamente está a ser utilizada pelos peões que a atravessam em direção ao parque Odinout.
(Distância: 2 km S)
Situa-se numa pequena e estreita península em que as águas do Atlântico entraram pela terra dentro formando a Ria e Lagoa de Aveiro.
(Distância: 3 km S)
Na Avenida José Estêvão situam-se as casas multicores da Costa Nova, acompanhando a beleza desta avenida e contribuindo com as suas riscas.
(Distância: 3 km E)
Um templo muito bem conseguido ao ser edificado no início do séc. XX com um traçado que correspondia aos séculos XVIII e XIX, veio a sofrer obras na década de sessenta as quais viriam a alterar o traçado arquitetónico original.
(Distância: 7 km SE)
Atualmente conhecido como Palácio de Alqueidão, também é conhecido por Solar do Visconde de Almeidinha ou de Alqueidão e de Nossa Senhora das Neves.