Igreja Paroquial
Igreja Paroquial - lateral
Igreja Paroquial - lateral

Edificada em 1737, também conhecida por Santa Marinha e considerada como a mais antiga do concelho, esta igreja é de um grande valor interior como exterior. Situado num plano mais elevado, está envolta por um adro definido por um muro e rodeada por estátuas, tanto na escadaria principal com na lateral. De planta longitudinal, é constituída por nave e capela-mor.

A fachada principal apresenta elementos decorativos que envolvem o portal principal. Este é definido por pilastras que suportam um duplo entablamento, sobre o qual assentam dois desproporcionados pináculos e um nicho central em concha flanqueado por aletas. Termina em frontão triangular com óculo aberto no tímpano. No lado esquerdo ergue-se a torre sineira quadrangular, apresentando os arcos de volta perfeita e cúpula bolbosa.

O interior apresenta uma nave com cobertura em abóbada de berço, com um elemento em evidência das pinturas concheadas que enquadram representações de cariz popular, um coro alto assente em mísulas, capelas laterais e colaterais, com um arco triunfal de volta perfeita. Na capela-mor apresenta um retábulo-mor com tribuna e trono que é rematado por ático de aconcheados assimetricos, e entre as colunas compósitas encontram-se as imagens de Santa Marinha e Santo Ovídio.

Igreja Paroquial - estátuas
Igreja Paroquial - estátuas
Igreja Paroquial - estátuas

Para terminar, um dos elementos ex-libris da Igreja é o muro à volta, apresentando-se com imagens de granito representando os Santos Apóstolos.

Coordenadas GPS: N 41 00.840' W 008 16.071'  (41.01400, -8.26785)

Temas / Tags

Real, publicado em por