O edifício da Câmara foi construído em 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno.

Descrição

Câmara Municipal de Aveiro

Após o concelho se ter transferido de Esgueira para Aveiro e, depois desta ter sido elevada a cidade, sem dúvida alguma que Aveiro sofreu bastantes melhorias a partir do ano 1759.

Melhoras estas, começando assim pelo edifício da Câmara. Porém, este tardou a ser construído, registando a data de 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. Sendo assim e apesar da época, era necessário um espaço de grande amplitude, o que, com estas condições a cadeia municipal e as diversas áreas de serviço, foram aproveitadas para a finalidade.

No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno, fazendo assim com que a traça inicial do rés-do-chão fosse alterada. A fachada, que se divide em cinco corpos tocanos sendo a do meio uma torre sineira com a porta de entrada encimada pelas as armas de Aveiro, dividindo o restante edifício em dois corpos para cada lado.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 38.425' W 008 39.222'  (40.64042, -8.65370)

Temas / Tags

Aveiro, publicado em por