Este edifício é referenciado pelo revestimento de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica de Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais.

Estação Inicial

Estação de Caminhos de Ferro
Estação da CP

Situado na ponta leste da cidade e após grandes polémicas quanto ao trajeto da linha férrea, a primeira estação foi inaugurada em 1864.

Aveiro está na rota da linha férrea Lisboa-Porto, esta paragem não obrigatória, apenas para fazer parte da linha ferroviária do Vouga. Primitivamente a estação apareceu como um pequeno e simples edifício para albergar o pouco movimento de passageiros e mercadorias.

Crescimento

Contudo, com o crescente movimento, o edifício acabou por sofrer uma campanha de obras no sentido da ampliação.

Assim, no princípio do século XX, nomeadamente em 1916, a estação acabou por tomar a forma atual, com os respetivos painéis de azulejos. Seguiu a tendência verificada na época em que os edifícios eram decorados com os mais diversos motivos.

Referência Obrigatória

Entrando no novo século e com o desenvolvimento deste no decorrer dos anos, a localidade de Aveiro acabou por ser obrigatoriamente um ponto de referência na região, fazendo deste ponto uma paragem obrigatória de saída e entrada de passageiros e de mercadorias. Por esta razão, o edifício acaba por ser referenciado pelo grande número de painéis de azulejos, oriundos da Fábrica de Fonte Nova (1916), reproduzindo neste caso, motivos regionais.

Assim, o edifício da estação acaba por se tornar num dos mais importantes conjuntos da azulejaria exterior de Aveiro, sendo composto por três partes, uma central de três pisos, e duas laterais simétricas, com dois pisos.

Aconselho a não perder.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 38.652' W 008 38.443'  (40.64420, -8.64072)

Temas / Tags

Aveiro, publicado em por