

Situado na ponta leste da cidade e após grandes polémicas quanto ao trajeto da linha férrea, a primeira estação foi inaugurada em 1864.
Aveiro está na rota da linha férrea Lisboa-Porto, esta paragem não obrigatória, apenas para fazer parte da linha ferroviária do Vouga. Primitivamente a estação apareceu como um pequeno e simples edifício para albergar o pouco movimento de passageiros e mercadorias.
Crescimento
Contudo, com o crescente movimento, o edifício acabou por sofrer uma campanha de obras no sentido da ampliação.
Assim, no princípio do século XX, nomeadamente em 1916, a estação acabou por tomar a forma atual, com os respetivos painéis de azulejos. Seguiu a tendência verificada na época em que os edifícios eram decorados com os mais diversos motivos.
Referência Obrigatória
Entrando no novo século e com o desenvolvimento deste no decorrer dos anos, a localidade de Aveiro acabou por ser obrigatoriamente um ponto de referência na região, fazendo deste ponto uma paragem obrigatória de saída e entrada de passageiros e de mercadorias. Por esta razão, o edifício acaba por ser referenciado pelo grande número de painéis de azulejos, oriundos da Fábrica de Fonte Nova (1916), reproduzindo neste caso, motivos regionais.
Assim, o edifício da estação acaba por se tornar num dos mais importantes conjuntos da azulejaria exterior de Aveiro, sendo composto por três partes, uma central de três pisos, e duas laterais simétricas, com dois pisos.
Aconselho a não perder.
nesta localidade Aveiro
ou neste concelho Aveiro
Outras localidades deste concelho Aveiro