Situado na freguesia de Santa Eulália, o Memorial de Santo António do Burgo é um monumento considerado como um dos mais significativos do género no norte do País.

Finalidade do Memorial

Memorial de Santa Eulália
Memorial

Situado na freguesia de Santa Eulália, é contudo também conhecido como Memorial de Santo António do Burgo ou Arco da Rainha Santa. Este monumento é considerado como um dos mais significativos do género no norte do País.

Foi destinado a assinalar o local onde o corpo da Infanta D. Mafalda esteve depositado, a caminho do Convento de Arouca, de que foi a reformadora. Daí ser conhecido também como o Arco da Rainha Santa.

Descrição

Edificado no século XII, abrangendo o período românico, este memorial em granito está assente em pedestal. Possui uma planta retangular, com quase cinco metros de altura, formado por um arco de volta perfeita simples e de dois metros de diâmetro. Este arco é rasgado superiormente por duas frestas com besantes e rematado com duas cruzes nos flancos.

Classificação

A importância deste monumento foi a razão pela qual entrou na primeira lista protegida legalmente em 1910, transformando-se assim em Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 55.716' W 008 16.263'  (40.92860, -8.27105)

Temas / Tags

Santa Eulália, publicado em por