


No século XVI a transferência da matriz para a Vila da Trofa foi realizada, ficando a manutenção do padroado a cargo de D. Duarte Lemos, Senhor da Trofa.
Sendo assim, realizou-se a construção do templo, ficando este junto ao Palácio dos Lemos, senhores da Trofa. Estes utilizaram a capela privada para fazer a capela-mor da Igreja Matriz, que foi dedicada a São Salvador.
A construção deste templo teve o seu início no século XVII.
Descrição

fachada frontal
Com uma planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor. A fachada é delimitada por cunhais encimados por pináculos e termina em empena com cruz.
Apresenta também um portal de lintel reto, rematado por entablamento e encimado por um nicho com a imagem quinhentista do Salvador. Estes estão ladeados por duas janelas retangulares, rematadas por entablamento, que iluminam o coro-alto da Igreja. Contudo esta fachada veio a ser alterada quando, já no século XVIII, adossaram a torre sineira.
Interior


No interior, a nave possui um coro-alto de madeira assente em colunas toscanas. O púlpito é de madeira, ao lado do Evangelho, com dois retábulos colaterais de talha. O tecto é formado por abóbada de caixotões.


Panteão dos Lemos

A capela-mor é o ex-libris desta igreja. Está coberta por abóbada de nervuras, com chaves decoradas e com florões, excepto a parte central, que ostenta o escudo dos Lemos. Também alberga o Panteão da Família Lemos
Classificação
Este pequeno templo está classificado como Monumento Nacional, incluindo o Panteão dos Lemos, desde o ano de 1910.
nesta localidade Trofa do Vouga
ou neste concelho Águeda
Outras localidades deste concelho Águeda