Igreja de Óis da Ribeira - Fachada da Igreja
Fachada da Igreja
Igreja de Óis da Ribeira - Interior - Altar-mor
Interior - Altar-mor
Igreja de Óis da Ribeira - Interior - Coro
Interior - Coro

Igreja dedicada a Santo Adrião, maneirista, de construção anterior ao século XIII e reconstruída no século XVII, é composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita do que o corpo da igreja. No século XIX foi construída a torre sineira e renovada a igreja.

A fachada principal e a torre sineira são revestidas a azulejo de padrão geométrico azul e branco. São ladeadas por cunhais encimados por pináculos piramidais terminados em esfera. A fachada termina em empena terminada numa cruz.

Igreja de Óis da Ribeira - Nicho - Pormenor
Nicho - Pormenor

O portal principal é encimado por um nicho ladeado por pilastras. O nicho é sobreposto por friso e cornija sobrepostos de uma cruz ladeada por pináculos. O nicho é ladeado por janelas retangulares para iluminação do coro.

A torre sineira adossada à esquerda, em dois registos, tem no segundo registo ventanas para os sinos em arco de volta perfeita, com sinos nas faces frontal e laterais. Na face oeste é encimada por um relógio.

Interior

O interior da igreja é revestido a azulejo monocromático azul e branco. Completam a nave o coro-alto com acesso pelo lado do Evangelho e o púlpito do mesmo lado, tal como o batistério que se situa no corpo da torre sineira.

Igreja de Óis da Ribeira - Interior - Capela-mor
Capela-mor
Igreja de Óis da Ribeira - Interior - Altares colaterais
Altares colaterais

O retábulo-mor em talha dourada barroca nacional incluído na capela-mor separada da nave por arco de volta perfeita encimado por um painel de azulejos representando Jesus entre os doutores.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 34.969' W 008 30.121'  (40.58282, -8.50202)

Temas / Tags

Óis da Ribeira, publicado em por