Dedicada a São Cristóvão, pertencia à antiga freguesia de São Cristóvão do concelho do Vouga até ser integrada no concelho de Águeda e mudar de nome para Macinhata do Vouga.

Descrição

Igreja Matriz
Recinto da igreja
Igreja Matriz
Fachada frontal
Igreja Matriz
São
Cristóvão

A igreja foi reconstruída no século XIX e teve diversos melhoramentos no século XX.

É composta por planta retangular de uma só nave com capela-mor mais baixa e estreita. Tem a torre sineira, uma capela lateral e a sacristia adossadas à lateral sul, bem como a antiga sacristia, uma capela e salas de arrumações na lateral norte.

As fachadas e a torre sineira são limitadas por cunhais encimados por pináculos.

A fachada frontal é rasgada pelo portal encimado por um nicho com a imagem do padroeiro, que é ladeada por duas janelas. Todas as aberturas são de verga reta. No tímpano triangular abre-se um óculo quadrilobado, terminando com uma cruz.

A torre sineira mostra no registo superior ventanas, para os sinos, em arco de volta perfeita, sendo na fachada sul encimada por um relógio.

Interior

Igreja Matriz
Interior - Capela-mor

No interior, contém duas capelas laterais uma de cada lado, com retábulos em talha dourada da época do tardo-barroco. O retábulo-mor e os colaterais também em talha dourada, do barroco joanino. As capelas são dedicadas ao Senhor dos Passos, do lado do Evangelho, e ao Sagrado Coração de Jesus, do lado da Epístola.

As paredes são revestidas parcialmente por azulejos de padrão azul rematados por friso da mesma cor.

Coro-alto com acesso por escada na torre sineira.

O arco triunfal de volta perfeita assente sobre pilastras dá acesso à capela-mor. Os altares colaterais, em talha dourada, são dedicados a Nossa Senhora de Fátima, no lado do Evangelho, e a São José, no lado da Epístola. O retábulo-mor é também executado em talha dourada.

Igreja Matriz
Cruzeiro
Igreja Matriz
Nossa Senhora
da Conceição

No adro da igreja, no recinto da face sul, o Cruzeiro é datado de 1679. Completa o adro uma estátua de Nossa Senhora da Conceição num pedestal.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 39.045' W 008 27.536'  (40.65075, -8.45893)

Referências

Temas / Tags

Macinhata do Vouga, publicado em por