A igreja foi reconstruída no século XIX e teve diversos melhoramentos no século XX.
É composta por planta retangular de uma só nave com capela-mor mais baixa e estreita. Tem a torre sineira, uma capela lateral e a sacristia adossadas à lateral sul, bem como a antiga sacristia, uma capela e salas de arrumações na lateral norte.
As fachadas e a torre sineira são limitadas por cunhais encimados por pináculos.
A fachada frontal é rasgada pelo portal encimado por um nicho com a imagem do padroeiro, que é ladeada por duas janelas. Todas as aberturas são de verga reta. No tímpano triangular abre-se um óculo quadrilobado, terminando com uma cruz.
A torre sineira mostra no registo superior ventanas, para os sinos, em arco de volta perfeita, sendo na fachada sul encimada por um relógio.
No interior, contém duas capelas laterais uma de cada lado, com retábulos em talha dourada da época do tardo-barroco. O retábulo-mor e os colaterais também em talha dourada, do barroco joanino. As capelas são dedicadas ao Senhor dos Passos, do lado do Evangelho, e ao Sagrado Coração de Jesus, do lado da Epístola.
As paredes são revestidas parcialmente por azulejos de padrão azul rematados por friso da mesma cor.
Coro-alto com acesso por escada na torre sineira.
O arco triunfal de volta perfeita assente sobre pilastras dá acesso à capela-mor. Os altares colaterais, em talha dourada, são dedicados a Nossa Senhora de Fátima, no lado do Evangelho, e a São José, no lado da Epístola. O retábulo-mor é também executado em talha dourada.
No adro da igreja, no recinto da face sul, o Cruzeiro é datado de 1679. Completa o adro uma estátua de Nossa Senhora da Conceição num pedestal.