Pateira de Fermentelos, uma lagoa pouco antes da confluência do rio Cértima com o rio Águeda, sendo a maior lagoa natural da Península Ibérica.

Pateira de Fermentelos
Pateira de Fermentelos
Pateira de Fermentelos
Pateira de Fermentelos
Pateira de Fermentelos
Pateira de Fermentelos - Monumento ao Emigrante
Monumento ao Emigrante

A Pateira, o ex-libris de Fermentelos e do concelho de Águeda, foi um braço de mar, anterior à Ria de Aveiro, onde desaguavam os rios Cértima, Águeda e Vouga, sendo fechado pelos aluviões desses mesmos rios. A Pateira poderá ter sido formada no final do século XV.

Desde sempre a região à volta da Pateira foi uma área muito rica em fauna e flora, sendo até utilizada para caça ao javali no tempo do rei D. Manuel I. O termo "Pateira" significa e representa a abundância de patos.

Ecosistema

É um ecosistema que inclui diversas espécias de plantas, incluindo desde diversos tipos de árvores até fungos.

Encontram-se ali espécies diferentes de aves, como o pato, garça, águia, milhafre, entre muitos outros, bem como diversas espécies de peixes, alguns atingindo a dimensão de um metro, e de moluscos bivalves. Igualmente é um excelente habitat de répteis e anfíbios, bem como de mamíferos como a lontra, raposa, coelho, javali, ouriço-cacheiro ou a toupeira.

A Pateira ocupa atualmente uma área de cerca de 5 km2. Atinge os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, com predominância no primeiro.

Atividades

Pateira de Fermentelos - Parque de Merendas
Parque de Merendas

Foi objeto de diversas ações de conservação e proteção da natureza, incluindo remoção de plantas invasoras, para a Requalificação Ambiental e Paisagística da maior lagoa natural da Península Ibérica. Foi também realizada a normalização do leito, removendo os sedimentos acumulados em excesso, e a construção de um açude na confluência com o rio Águeda.

Foram criados percursos para passeio a pé, de cavalo ou bicicleta, e locais para observação de aves e de plantas, e ainda para a pesca. Inclui também um parque de merendas.

Como atividades, é possível o passeio a pé, de bicicleta ou cavalo, bem como o passeio de barco e canoagem, além do descanso observando a pateira e tudo o que a rodeia.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 34.333' W 008 30.944'  (40.57222, -8.51573)

Referências

Temas / Tags

Fermentelos, publicado em por