Capela de Santo António, maneirista e barroca, é composta por nave e capela-mor em planta longitudinal.

História

Sendo construída no século XVII, teve intervenções até ao século XX. O retábulo da capela-mor foi construído entre os século XVII e XVIII. No século XX foi construída a torre sineira e a capela foi provavelmente restaurada.

Fachadas

Capela de Santo António em Barrô

A fachada principal orientada a oeste é rasgada pelo portal retangular ladeado por duas janelas também retangulares. Na fachada lateral direita, por trás da torre sineira, abrem-se uma porta para a nave e uma janela para iluminação da capela-mor. Completa as aberturas uma janela retangular para iluminação do coro-alto, exteriormente em forma de cruz latina. Todas as aberturas são em verga reta.

A fachada principal termina em empena triangular truncada e encimada pela cruz sobre um soco prismático retangular, tal como a fachada posterior. Acede-se à porta principal por uma escadaria retangular, tal como à porta lateral sul.

Torre sineira

A torre sineira está adossada à fachada da igreja, no lado direito. De secção quadrada, as aberturas para os sinos são em arco de volta perfeita. Nos lados oeste e sul as aberturas para os sinos sobrepõem aos relógios.

No lado leste da torre existe a porta para acesso à mesma e ao coro alto, antecedida por uma escadaria.

Termina em coruchéu piramidal balaustrado truncado por armação em ferro com um sino encimado por cata-vento. Apenas existem sinos na abertura oeste e no topo.

A igreja e a torre são circunscritos por cunhais terminados em pináculos simples piramidais sobrepostos por esferas.

Interior

Púlpito no lado do Evangelho, simples sobre coluna com escada de acesso, e pia de água benta no lado da Epístola, junto da porta lateral da nave.

Coro-alto sobre a entrada principal, a que se acede por escada no lado da Epístola, na torre sineira.

O teto é coberto em masseira pintada de branco na nave mas em falsa abóbada de berço revestida a madeira, na capela-mor.

Arco triunfal em arco de volta perfeita sobre pilastras e capela-mor elevada com acesso por um degrau.

Retábulo-mor em talha barroca nacional em branco e dourado com decoração vegetalista com colunas salomónicas decoradas. Inclui um nicho em arco de volta perfeita com a imagem do Santo António e dois nichos laterais.

Localização

A igreja situa-se no centro de Barrô, no Largo Doutor António Breda.

Coordenadas GPS: N 40 32.176' W 008 28.191'  (40.53627, -8.46985)

Referências

Temas / Tags

Aguada de Baixo e Barrô, publicado em por