O Farol da Ponta dos Rosais foi inaugurado em 1 de maio de 1958, sendo na sua construção o melhor farol e mais avançado de toda a rede portuguesa. O farol está situado na ponta noroeste da Ilha de S. Jorge a uma altitude superior a 200 metros.
É constituído pelo farol com edifícios anexos onde viviam algumas famílias que eram autosuficientes, dada a distância de cerca de 6 km a que se encontrava da povoação de Rosais. A construção está abandonada desde janeiro de 1980 e está neste momento arruinada.
O farol tem o seu funcionamento automatizado desde 1980.
(Distância: 12 km SE) Um arco em lava basáltica resultante da consolidação da lava proveniente do vulcão que deu origem a esta ilha. Esta formação natural tornou-se num dos ponto turísticos mais espetaculares, importantes e conhecidos de Velas.
(Distância: 12 km SE) Construído no século XVIII mostra em estilo barroco uma obra mandada edificar por Manuel Avelar, pertencente a uma das famílias mais ricas da ilha. - Câmara Municipal de Velas - Rua de São João, 9800-539 Velas
(Distância: 13 km SE) Uma construção do século XVIII, a Igreja Matriz da freguesia de Santo Amaro mostra a fachada aberta pela porta em arco perfeito inserida entre pilastras terminadas em pináculos em forma de taça.
(Distância: 16 km SE) A Capela de Fajã de Santo Amaro é uma pequena capela situada num recinto murado à beira da estrada principal que liga Santo Amaro a Urzelina, próximo do extremo sul do aeroporto.