Esta igreja, também denominada de ermida, é dedicada a Santo António e situa-se na localidade de Monte. A igreja foi construída pelos próprios habitantes, sendo aberta ao público em 1912 mas apenas terminada em 1951.
Igreja de Santo António do Monte
Fachada da igreja
Igreja de Santo António do Monte - Interior
Interior da igreja

Esta igreja, também denominada de ermida, é dedicada a Santo António e situa-se na localidade de Monte.

Por haver falta de uma igreja, o que obrigava os habitantes de Monte a deslocarem-se a localidades vizinhas, os próprios habitantes se dispuseram a construir uma igreja, estando esta já em fase adiantada em 1911 e aberta ao público em 1912. A dedicação da igreja a Santo António fez com que a povoação passasse a ter a designação de Santo António do Monte.

Por a construção depender unicamente das possibilidades dos paroquianos, esta estendeu-se até 1951, ano em que ficou finalmente terminada.

(Fotos por José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa - Obra do próprio, Domínio público, Wikipedia)

Descrição

A fachada da igreja é composta pela porta sobreposta por três janelas, todas em arco abatido. No lado direito da igreja ergue-se a torre sineira com duas janelas na vertical, idênticas às da fachada da igreja, e terminando com a ventana sineira e o coruchéu piramidal.

No interior mostra o altar-mor dedicado a Santo António, ladeado por dois altares dedicados respetivamente ao Coração de Jesus e ao Coração de Maria.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 29.551' W 028 31.757'  (38.49252, -28.52928)

Temas / Tags

Candelária, publicado em por