Igreja da Santíssima Trindade
A Igreja Matriz de Lajes do Pico, dedicada à Santíssima Trindade, está no local de um templo anterior a 1503. Foi erguida por motivo do pequeno templo já não ser suficiente para corresponder ao aumento populacional.

Uma construção do século XIX, a sua planta é composta por três naves com a fachada principal dividida em três panos, sendo os laterais compostos pelas torres sineiras.

(Foto por José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa - Obra do próprio, Domínio público, Wikipedia)

Fachada

As torre sineiras de três registos mostram no primeiro e no segundo janelas em arco apontado sendo no segundo encimadas por um óculo circular. Terminam nas sineiras em formato idêntico às janelas e portas, com coruchéus piramidais.

O pano central em dois registos mostra no primeiro três portas e no segundo três janelas em posição vertical correspondente às portas, todas as aberturas em arco apontado. Termina com o tímpano triangular com um relógio central e encimado pela cruz.

Interior

No interior a planta é retangular de três naves com capela-mor e dois absidíolos também em arcos apontados. As naves são separadas por arcos apontados sobre pilares quadrados.

O coro-alto, igualmente sobre arcos apontados, contém um órgão em armário no lado do Evangelho, construído em 1804.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Lajes do Pico
ou neste concelho Lajes do Pico
Outras localidades deste concelho Lajes do Pico

Localização

Coordenadas GPS: N 38 23.645' W 028 15.091'  (38.39408, -28.25152)

Temas / Tags

Lajes do Pico, publicado em por