Igreja da Santíssima Trindade

A Igreja Matriz de Lajes do Pico, dedicada à Santíssima Trindade, está no local de um templo anterior a 1503. Foi erguida por motivo do pequeno templo já não ser suficiente para corresponder ao aumento populacional.

Uma construção do século XIX, a sua planta é composta por três naves com a fachada principal dividida em três panos, sendo os laterais compostos pelas torres sineiras.

(Foto por José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa - Obra do próprio, Domínio público, Wikipedia)

Fachada

As torre sineiras de três registos mostram no primeiro e no segundo janelas em arco apontado sendo no segundo encimadas por um óculo circular. Terminam nas sineiras em formato idêntico às janelas e portas, com coruchéus piramidais.

O pano central em dois registos mostra no primeiro três portas e no segundo três janelas em posição vertical correspondente às portas, todas as aberturas em arco apontado. Termina com o tímpano triangular com um relógio central e encimado pela cruz.

Interior

No interior a planta é retangular de três naves com capela-mor e dois absidíolos também em arcos apontados. As naves são separadas por arcos apontados sobre pilares quadrados.

O coro-alto, igualmente sobre arcos apontados, contém um órgão em armário no lado do Evangelho, construído em 1804.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 23.645' W 028 15.091'  (38.39408, -28.25152)

Temas / Tags

Lajes do Pico, publicado em por