Igreja de Nossa Senhora dos Milagres
Sendo Corvo elevado a paróquia em 1674, foi erguida a Igreja dedicada a Nossa Senhora dos Milagres, que foi reedificada em 1795. Após um violento incêndio, em 1932, do qual se salvou a imagem da padroeira, a igreja foi restaurada.
Igreja de Nossa Senhora dos Milagres
Fachada e torre sineira,
foto de Flora Cardoso

Existiu uma primeira capela ou ermida junto do mar, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, onde eram realizadas as Celebrações Pascais para o que se dirigia ao local um padre da Ilha das Flores.

Esta ermida foi destruída pelo ataque dos piratas em 1632. A partir deste momento a imagem passou a ser designada de Nossa Senhora dos Milagres.

Descrição

Conforme o tradicional dos edifícios açorianos, a igreja é pintada de branco com exceção dos cunhais, cornija e molduras das portas e janelas, que são em cinzento.

Na fachada principal, a encimar a porta de moldura retangular, está uma moldura com a data de 1795, em que foi efetuada a primeira reconstrução. Esta moldura é ladeada por duas janelas, também de moldura retangular. A fachada é rematada em triângulo encimado por uma cruz.

A torre sineira ladeia a fachada principal, sendo aberta pela ventana da sineira em arco de volta perfeita.

Interior

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres
Interior da igreja,
foto de Silvana

No interior, é uma igreja de nave única, em que se destacam o púlpito no lado do Evangelho e o batistério no lado da Epístola. A ladear a capela-mor existem dois altares laterais, o altar de Nossa Senhora do Carmo no lado do Evangelho e o altar do Sagrado Coração de Jesus no lado da Epístola.

No altar-mor, com a imagem de Nossa Senhora dos Milagres, destaca-se a talha e os adornos também dourados. Estes adornos foram sendo acrescentados ao longo dos tempos.

(Fotos inseridas com a devida autorização dos autores)
Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Vila do Corvo
ou neste concelho Corvo
Outras localidades deste concelho Corvo

Localização

Coordenadas GPS: N 39 40.311' W 031 06.694'  (39.67185, -31.11157)

Temas / Tags

Vila do Corvo, publicado em por