A Igreja Matriz de São João da Pesqueira continua a preservar alguns traços medievais, sobretudo no portal principal de arco ogival, interrompido e rematado por uma sineira de dupla ventana.
No interior deste templo, cuja edificação deverá remontar ao século XIV, sobressai o retábulo-mor barroco e a cobertura apainelada seiscentista do teto da nave.
Este ponto está situado na localidade São João da Pesqueira, na freguesia São João da Pesqueira e Várzea de Trevões.
(Distância: 59 m W)
De construção erudita, tipo apalaçada, a cornija, as molduras de granito e sacada guarnecida de varanda de ferro, dão ao edifício um ar nobre.
(Distância: 144 m NE)
Pertencente a uma Família prestigiada em Portugal, a casa é um dos edifícios situados na Praça da República.
(Distância: 147 m NE)
A Praça da República constitui o principal centro urbano de São João da Pesqueira, formando um retângulo irregular.
(Distância: 150 m NE)
A Capela da Misericórdia tem uma fachada barroca com dois painéis de azulejos, representando Cristo e a Samaritana, e Cristo curando um doente.
(Distância: 152 m NE)
Este edifício do século XIX recebeu a cadeia e atualmente alberga o Museu Eduardo Tavares.
(Distância: 162 m NE)
Estes dois elementos formam um só, todos eles situados na Praça da República e fizeram parte de um castelo medieval de que restou este pano composto pelo arco, a Torre do Relógio e a arcada ou arcaria.
(Distância: 229 m NE)
Acredita-se que a vila teve origem numa ocupação árabe e é hoje um autêntico ex-libris da Vila Medieval, com uma estruturação do espaço que remonta àquela época.
(Distância: 281 m SE)
Solar campestre cuja fachada cenográfica, dividida em três corpos por pilastras, se desenvolve horizontalmente, seguindo uma tipologia arquitetónica de Nasoni.
(Distância: 3 km NE)
Uma barragem no rio Douro, inaugurada em 1976, de produção elétrica com uma potência de 216 MW produzindo em média 801 GWh/ano. A albufeira estende-se por uma distância de 36km com uma capacidade máxima de 81.000.000m3.
(Distância: 4 km NE)
Um apeadeiro da Linha do Douro entre Tua e Pocinho. Foi aberto ao público em 10 de janeiro de 1887.