Este é mais um exemplo das muitas cidades e vilas que têm em homenagem os seus cidadãos que glorificaram não só o país como a terra de onde são naturais.
Montalegre tem no João Rodrigues Cabrilho, ou Juan Rodriguez Cabrillo, motivos de orgulho neste navegador e explorador do século XVI.
Ao serviço da coroa espanhola efetuou importantes explorações marítimas no Oceano Pacífico (costa oeste dos actuais Estados Unidos da América) e terrestres na América do Norte, participando na conquista da capital azteca Tenochtitlan com o conquistador espanhol Hérman Cortés em 1521.
Participou também com Pedro de Alvarado e mais de trezentos europeus na conquista dos territórios que compreendem hoje as Honduras, Guatemala e São Salvador, entre 1523 e 1535, ajudando a fundar Oaxaca (um dos 31 estados do México).
Continuando ao serviço da Espanha, no ano de 1542 largou amarras em Navidade, na costa oeste do México, navegando para norte e alcançando a Baía de San Diego três meses depois, tornando-se assim no primeiro europeu a desembarcar no actual estado da Califórnia.
Este ponto está situado na localidade Montalegre, na freguesia Montalegre e Padroso.
(Distância: 10 m N)
Situado no largo em frente aos Paços do Concelho, este Carvalho da Forca foi testemunha do último condenado à morte em Montalegre, em 1844.
(Distância: 24 m NE)
Este edifício, onde está a Câmara Municipal, é datado do início do século XIX e depois remodelado nos finais da década de 1870.
(Distância: 41 m S)
Não há muitos dados referentes sobre esta capela, somente que é uma capela de arquitetura maneirista com sineira e portal de verga reta e óculo.
(Distância: 222 m N)
De data desconhecida, é formado por três degraus com um fuste liso com um capitel em tabuleiro quadrangular e um plinto paralelepipédico.
(Distância: 224 m N)
Situada no centro histórico de Montalegre a caminho do castelo, a Igreja da Misericórdia é de arquitetura maneirista e revivalista, de planta longitudinal e de nave única retangular e presbitério.
(Distância: 318 m N)
Sendo uma estrutura medieval tardia, insere-se na reorganização dos espaços fronteiriços a oeste e este de Chaves empreendida por D. Afonso III.
(Distância: 430 m N)
Do século XVII, merece destaque a sua torre sineira que, tal como a maior parte das igrejas do concelho, está separada do templo.
(Distância: 2 km NW)
Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, em Donões
(Distância: 2 km NW)
Também conhecida como Igreja de São Pedro, de planta retangular e de uma só nave, tem a torre sineira em frente e afastada da igreja.
(Distância: 4 km NW)
Pequeno templo, de planta longitudinal, de nave única e retangular encimada com a torre sineira. Tem como dedicação Nossa Senhora do Carmo.