Capela de Nossa Senhora do Alívio
Capela de Nossa Senhora do Alívio
Mais uma "Capela de estrada", de que a única referência é o nome de Nossa Senhora do Alívio. Destaca-se a fachada com o tímpano contracurvado terminado na cruz latina, aberta pela porta e três janelas, a superior recortada semelhante ao tímpano.

A Capela

Capela de Nossa Senhora do Alívio

A ruralidade provoca uma maior descentralização do seu património quer religioso quer civil, estando na generalidade a maior parte desse património isolado.

Em parte é o que acontece com esta capela de seu nome Nossa Senhora do Alívio, não que seja o caso de isolamento, pois encontra-se à face da estrada municipal.

Mais uma "Capela de estrada" situando-se na freguesia de Riba de Mouro, com proveniência de Tangil, tendo como única referência o nome de Nossa Senhora do Alívio.

Descrição

Capela de Nossa Senhora do Alívio
Capela de Nossa Senhora do Alívio

De planta retangular formada por uma única nave, com a fachada delimitada por cunhais com pilastras e com remate em pináculos.

A fachada principal é rematada por um frontão angular interrompido, tendo ao centro a cruz latina.

Na fachada abre-se o portal principal em arco abatido ladeado por duas janelas pequenas, retangulares e emolduradas e encimado por uma outra janela. Adossada ao templo no lado direito, a sacristia e uma pequena escadaria que dá acesso à torre sineira.

Neste mesmo lado a presença de uma sineira em arco de volta perfeita e sem sino.

Localização

Este ponto está situado na localidade Retiro, na freguesia Riba de Mouro.

Coordenadas GPS: N 42 02.057' W 008 20.105'  (42.03428, -8.33508)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de Riba de Mouro

Igreja Matriz de Riba de Mouro - Visitar Portugal

(Distância: 211 m NE)
Admite-se que Riba de Mouro já era freguesia nos séculos entre o IX e XII, havendo igualmente a possibilidade de a Igreja Matriz corresponder àquele tempo. Na lista de igrejas de 1258, esta é citada como pertencente ao Bispado de Tui, denominada na altura como Igreja de São Pedro de Maur.

Lavadouro Comunitário

Lavadouro Comunitário - Visitar Portugal

(Distância: 264 m NE)
Este lavadouro foi recentemente restaurado, contrariando o habitual de estarem abandonados ou desaparecerem. Apresenta-se de um só tanque retangular, com a abertura igualmente retangular, no acompanhamento do tanque.

Junta de Freguesia de Riba de Mouro

Junta de Freguesia de Riba de Mouro - Visitar Portugal

(Distância: 619 m E)
São Pedro de Maur, assim denominada no século XIII, o desenvolvimento do território ficou devido aos monges de Paderne e a Família do Solar dos Quintelas, em que Riba de Mouro entre os séculos IX e XII tinha sido fundada como freguesia.

Ponte da Veiga

Ponte da Veiga - Visitar Portugal

(Distância: 947 m NE)
Na estrada municipal número 1124, entre Riba de Mouro e Badim, vamos encontrar esta edificação da arquitetura civil, a Ponte da Veiga, que atravessa o rio Mouro. Uma construção toda em pedra formada por dois arcos de volta perfeita, e que possui entre eles o corta-águas.

Capela do Senhor do Juízo Final e Senhora do Bom Parto

Capela do Senhor do Juízo Final e Senhora do Bom Parto - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Um templo que anualmente é motivo de festejos, foi dada em 1773 a licença para a construção da capela ao então Arcebispo de Braga, D. Gaspar, tendo o final das obras ocorrido um ano mais tarde. Primeiro foi dedicada a Nosso Senhor Crucificado da Ponte de Tangil.

Igreja Paroquial de Tangil

Igreja Paroquial de Tangil - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
A Igreja Paroquial de Tangil, dedicada ao Divino Salvador, é confirmada como já instituída no final do século XII e princípios do século XIII. Em 1320, no catálogo das igrejas situadas Entre o Lima e o Minho, já constava como Igreja de Taagilde.

Junta de Freguesia de Tangil

Junta de Freguesia de Tangil - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
Com um passado anterior à Nacionalidade, em que o topónimo de Crastelo demonstra a existência de populações locais bastante remotas, não havendo no entanto provas da presença humana no período pré-histórico.

Igreja Paroquial de Podame

Igreja Paroquial de Podame - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
A Igreja de São Cosme e São Damião, Paroquial de Podame, é um templo muito antigo, remontando ao século XI, mais concretamente ao ano de 1033, em pleno tempo românico. Salienta-se a grande torre sineira quadrada, com o sino apenas na face frontal.

Junta de Freguesia de Podame

Junta de Freguesia de Podame - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Potamio, assim se chamava primitivamente a localidade, possivelmente originária do tempo dos romanos ou então do período do Alto Medieval, com indicações de presença no período pré-histórico, como um dolmen em Fonte Leão e as gravuras rupestres do Cotarinho.

Igreja Paroquial de Gave

Igreja Paroquial de Gave - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
A Igreja Paroquial de Gave só muito tarde, durante o século XVIII, é referida pelas Memórias Paroquiais. Destaca-se a torre sineira num plano mais recuado, com dois registos separados por cornija e cunhais apilastrados, com o campanário de quatro sinos.

gif