Igreja Paroquial de Mazedo
Igreja Paroquial de Mazedo
Há informações da edificação desta igreja entre os séculos XVII e XVIII. No entanto, as Inquirições Paroquiais do ano de 1186 referem a mesma igreja como pertencente ao Bispado de Tui. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo a partir de 1977.

História

Igreja Paroquial de Mazedo

As poucas informações referentes à Igreja Paroquial de Mazedo, ou Igreja de São Salvador, são relativos à edificação que remonta para os séculos XVII e XVIII. No entanto, e tratando-se de um templo religioso, com falta de referências de uma descrição histórica, nada melhor que as Inquirições Paroquiais.

Estes importantes documentos remontam ao ano de 1186, ao reinado de D. Sancho I, que confirma à Sé de Tui a Igreja do Divino Salvador. Na lista das Igrejas situadas entre o Lima e o Minho, nas Inquirições feitas pelo rei D. Afonso III, consta que a referida igreja pertence ao Bispado de Tui.

Em 1320 a freguesia constava no Arcediagado de Cerveira.

Entre 1551 e 1581, a Igreja de Mazedo era apresentação da Câmara Arquiepiscopal de Braga, pertencendo os dízimos aos padres da Companhia de Jesus de Braga. Passou a receber a Universidade de Coimbra até ao ano de 1834, devido à extinção da Companhia. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo a partir de 1977.

Descrição

Igreja Paroquial de Mazedo
Igreja Paroquial de Mazedo

A Igreja do Divino Salvador é acessível através de uma escadaria de dez degraus. Desenvolve-se na longitudinal e com uma planta retangular formada por uma nave e capela-mor mais pequena e estreita.

A esta adossa-se à direita a torre sineira quadrada de dois pisos, tendo o inferior um arco de volta perfeita permitindo a passagem, e o segundo com as quatro faces com arco de voltas perfeitas, que albergam os sinos. É rematado por uma cobertura piramidal e quatro pináculos.

À esquerda adossa-se a sacristia retangular, num plano que abrange nave e capela-mor.

A interessante fachada principal é delimitada por cunhais apilastrados e termina em frontão triangular, cujo centro é rematado por uma cruz latina e ladeada por pináculos em bola.

É rasgado pelo portal em arco de volta perfeita, que é rodeado por uma moldura saliente com o remate feito por aletas a ladear um nicho que alberga a imagem do Divino Salvador. O nicho é ladeado por duas janelas circulares mais uma igual no centro do frontão.

Localização

Este ponto está situado na localidade Quinteiro, na freguesia Mazedo e Cortes.

Coordenadas GPS: N 42 03.537' W 008 29.490'  (42.05895, -8.49150)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora do Campo

Capela de Nossa Senhora do Campo - Visitar Portugal

(Distância: 155 m SW)
A Capela de Nossa Senhora do Campo, que ali se encontra à face da estrada municipal 1090, também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, capela edificada em granito, a fachada tem três rasgos, todos eles em verga reta e emoldurados.

Junta da União de Freguesias de Mazedo e Cortes

Junta da União de Freguesias de Mazedo e Cortes - Visitar Portugal

(Distância: 447 m NW)
Mazedo está na origem de Monção, a Monção Velha de antigamente, tendo crescido até à atual freguesia de Cortes. Cortes é a mais nova freguesia de Monção. Em 2013 deu-se a junção das duas freguesias, formando a União de Freguesias de Mazedo e Cortes.

Palácio da Brejoeira

Palácio da Brejoeira - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
O Palácio da Brejoeira, ex-libris da região de Monção, é um dos maiores solares desta terra.

Ponte Romana de Troporiz

Ponte Romana de Troporiz - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Ponte da Igreja, ponte Romana ou ponte da Rebouça, atravessa o rio Gadanha e encontrava-se na principal via do Império Romano, denominada de XIX de Antonino, que ligava Bracara Augusta, a atual Braga, e Asturica Augusta, atual Astorga em Espanha.

Igreja Paroquial de Troporiz

Igreja Paroquial de Troporiz - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Santa Maria de Troporiz, assim se definia no início do século XIII, em que Troporiz era uma das freguesias iniciais da terra medieval da Penha da Raínha. Em 1513, por consentimento do Papa Leão X, passou a estar integrada na Comarca de Valença do Minho.

Junta da União de Freguesias de Monção e Troviscoso

Junta da União de Freguesias de Monção e Troviscoso - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
A fundação de Monção remonta a 104 a.C., em que nesta época o território já era apetecido por várias civilizações como os gregos e suevos, celtas e romanos, tendo de cada um o seu nome próprio. Com origem em Cortes, foi transferida para o local atual.

Junta da União de Freguesias de Troporiz e Lapela

Junta da União de Freguesias de Troporiz e Lapela - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Troporiz teve ocupação pré-histórica, com o lugar de Lage a encabeçar a lista do megalitismo e Troporiz com as suas mamoas ou antas. Em Lapela existiu um castelo e, deste, resta apenas a atual Torre de Lapela.

Fonte da Vila

Fonte da Vila - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Não há qualquer referência sobre esta fonte, que na sua devida altura teve o seu papel importante para a vila. É uma fonte de três bicas, em que na parte central tem o escudo.

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Esta igreja foi edificada no século XVI sobre uma ermida, entre 1595 e 1602, pela Família dos Pereiras de Castro. A original Capela dos Milagres foi transformada num Santuário, transformando o local num verdadeiro centro de fé.

Arquivo Municipal de Monção

Arquivo Municipal de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
O Arquivo Municipal está situado no centro e numa pequena praça da cidade. Este edifício sofreu ao longo dos tempos utilizações diversas e grandes transformações.

gif