O seu nome deve-se à localização inicial, a Praça do Sapal, atualmente Praça do Bocage.
A água deste chafariz era conduzida pelo Aqueduto dos Arcos desde a Arca d'Água, perto de Alferrara, a cerca de 3 km.
No século XX o chafariz foi desmontado e mudado para a Praça Teófilo Braga, tendo atualmente apenas uma função estética.
Este ponto está situado na localidade Setúbal, na freguesia Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça).
(Distância: 141 m E)
A casa conhecida como Casa das Quatro Cabeças, situada na esquina da Rua Fran Paxeco n.º 44 com a Travessa do Carmo n.º 29, mostra quatro cabeças esculpidas.
(Distância: 148 m W)
O Pelourinho de Setúbal, datado do século XVIII, é formado por coluna de mármore com capitel coríntio sobre um pedestal quadrado com inscrições nos quatro lados.
(Distância: 196 m W)
Uma fonte situada no largo com o mesmo nome, tem atualmente apenas um papel histórico e decorativo mas foi muito útil enquanto não havia água nas casas dos setubalenses.
(Distância: 215 m NE)
Um Memorial erigido na Praça Almirante Reis e no extremo leste da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, inaugurado em 22 de novembro de 1931.
(Distância: 234 m W)
O largo conhecido como Fonte Nova, de nome oficial Praça Machado dos Santos, é um largo típico como ponto de encontro da população de Setúbal.
(Distância: 236 m W)
Palacete da Família Feu Guião ou Palácio do Adeantado é um palacete do século XVIII construído numa arquitetura simples, atualmente num estado completamente degradado.
(Distância: 249 m E)
Sendo a avenida mais importante da cidade de Setúbal, a Avenida Luísa Todi, com o nome da cantora lírica nascida numa casa nesta cidade, é um espaço verde no meio da cidade.
(Distância: 255 m NE)
Situado em frente da Igreja do antigo Mosteiro de Jesus, o Cruzeiro de Setúbal está assente sobre uma base com quatro degraus.
(Distância: 285 m NW)
A construção desta igreja iniciou no século XVII (1620) para cumprimento do voto a Nossa Senhora da Saúde pela cura da peste que assolou a região, em 1598.
(Distância: 286 m NE)
Igreja e Convento de Jesus, do século XV, monumento nacional, é o ex-libris da cidade e em 1961 passou a ser o Museu de Setúbal.