Sendo a freguesia de Assunção urbana, é uma das mais antigas da cidade de Elvas, tendo nos tempos primitivos o nome de Santa Maria dos Açougues.
Tomou igualmente o nome de Santa Maria da Praça, devido à sua localização central da cidade, e viria a ter a sua Igreja Paroquial elevada à condição de Catedral da nova Diocese.
Com esta nova condição, a freguesia passou a chamar-se de Sé, passando somente em 1882 a chamar-se de Assunção devido ao Orago da extinta Sé.
Todas as razões para que a freguesia seja a principal das atuais quatro, remetendo-a por isso para uma antiguidade que se inicia na Idade do Ferro, tendo sido povoada por povos como os hélvios, cartagineses, romanos, alanos, suevos e mouros.
Entretanto este território sofre revés, com as conquistas e reconquistas entre os muçulmanos e os portugueses, ficando nestes definitivamente em 1229 com D. Sancho II, quando lhe concedeu o foral.
A partir do século XVI mantém a condição privilegiada quanto ao território, a cidade de Elvas, categoria atribuída por D. Manuel em 1513 quando lhe concedeu o foral, desenvolve-se extra-muros.
A freguesia da Ajuda tem como nome verdadeiro Nossa Senhora da Ajuda e, na falta de melhores notícias sobre esta, é no entanto referenciada nas Inquirições Paroquiais de 1535.
Com o seu território entre Elvas e o rio Guadiana, é atravessado pela nacional a caminho de Olivença. Há falta de vestígios que indiquem qualquer presença humana do passado, mesmo considerando que a região de Elvas é propício a monumentos Pré-históricos.
A anexação da freguesia da Ajuda com as outras três como Assunção, Salvador e Santo Ildefonso, não é de agora, remontando a tempos, cuja localização estratégica destinou desde sempre um forte caráter defensivo.
Situada no centro da União de Freguesias, a de Salvador atualmente a fazer parte da malha urbana, falta-lhe uma identidade quase própria como Freguesia.
Tem um património que se desenvolveu a partir do século XVI aquando do desenvolvimento da cidade de Elvas ao se estender extra muralhas. No entanto e em consequência da sua ligação com a freguesia de Assunção, a principal das quatro, a presença humana remonta a um passado, possivelmente à época da Idade do Ferro.
Uma das quatro freguesias, sendo a mais afastada e situada entre o rio Mondego e a freguesia de Salvador, já é atingida pelo perímetro urbano da cidade de Elvas.
Esta também é conhecida como uma das freguesias em Portugal em que o seu território era descontínuo, deixando este problema na União das Freguesias, em 2013.
Uma freguesia, que à semelhança com a da Ajuda, em nada aponta para uma presença humana antiga, contudo a condição de proximidade com o rio Guadiana e com a freguesia principal de Assunção, poderão ser indicativos para contradizer a falta da presença humana neste território.
Com a reorganização de 2013 estas quatro antigas freguesias ficaram agregadas, formando a União das Freguesias de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso com sede na primeira.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 2 m NE)
(Distância: 78 m NW)
Esta estátua é uma homenagem devida à gratidão dos elvenses a D. Manuel I, por ter concedido o foral a Elvas. Nasceu em Alcochete no ano de 1469, e herdou o trono de Portugal por falta de descendentes, após o falecimento do primo, o rei D. João II. Como tal e desde então apelidaram-no de Venturoso.
(Distância: 84 m N)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.
(Distância: 94 m S)
(Distância: 94 m SW)
(Distância: 106 m SW)
Tendo em 1641 D. João IV ordenado a construção de Hospitais Militares, nas principais praças do país, este instalou-se numa parte do Convento.
(Distância: 109 m N)
(Distância: 116 m W)
Fonte construída no ano 1622, sob o traço do arquiteto da Casa Real. Construída no Largo da Misericórdia, em 1951 a fonte foi mudada para o atual Largo Vinte e Cinco de Abril. No interior do templete encontra-se a estátua equestre de D. Sancho II, com as armas de Portugal.
(Distância: 119 m W)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.
(Distância: 128 m N)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.