Peço desculpa pela minha apresentação nesta estátua, mas devo confessar que não sou assim tão baixo como me fizeram sentir. Como consta a inscrição abaixo dos meus pés, sou o vosso rei Dom Manuel.
Esta homenagem deve-se à gratidão dos elvenses por mim, por ter concedido o foral a Elvas. Tive sem dúvida um reinado propício, mas vou historiar a minha vida.
Sou Manuel e nasci em Alcochete no ano de 1469, e posso dizer que o trono de Portugal me caiu nas mãos por falta de descendentes, após o falecimento do meu primo, o rei D. João II. Como tal e desde então apelidaram-me de Venturoso.
O meu período de reinado começou em 1495, tinha eu vinte e seis anos, até ao final dos meus dias, o que aconteceu em 1521. Foi um período bastante favorável com os descobrimentos a que dei seguimento, e que resultou na chegada à Índia e ao Brasil, e com as especiarias das Molucas, após o seu descobrimento.
Sou o quinto rei da Dinastia de Avis e o décimo quarto de Portugal, tive três casamentos, terminando os dois primeiros por falecimento das minhas esposas que eram irmãs, sendo o primeiro com D. Isabel de Castela e depois com a irmã D. Maria de Castela e depois, à revelia das pessoas que me rodeavam, casei com D. Leonor de Áustria.
Sempre admirei as artes e a musica e confesso-me muito religioso, o que provocou uma intensa construção de igrejas e mosteiros, com a minha assinatura, ou seja, sob o meu estilo. Também concedi imensos forais por esse país fora, para uma manutenção do território.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 26 m NE)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.
(Distância: 66 m W)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.
(Distância: 74 m NE)
(Distância: 77 m SE)
(Distância: 78 m SE)
As quatro freguesias que formam uma parte da malha urbana de Elvas, Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, que foi conquistada em definitivo em 1229 por D. Sancho II, que lhe concedeu o foral renovado por D. Manuel I em 1513 que a elevou a cidade.
(Distância: 90 m SW)
Fonte construída no ano 1622, sob o traço do arquiteto da Casa Real. Construída no Largo da Misericórdia, em 1951 a fonte foi mudada para o atual Largo Vinte e Cinco de Abril. No interior do templete encontra-se a estátua equestre de D. Sancho II, com as armas de Portugal.
(Distância: 103 m S)
(Distância: 104 m NE)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.
(Distância: 115 m SW)
Tendo em 1641 D. João IV ordenado a construção de Hospitais Militares, nas principais praças do país, este instalou-se numa parte do Convento.
(Distância: 123 m W)
A cisterna é um edifício abobadado com um reservatório com capacidade de 2.300 metros cúbicos de água. No exterior tem uma fonte com um tanque de quatro bicas encimadas por mármore.