Dada a sua localização, rapidamente foi o chafariz mais procurado pelos aguadeiros que levavam água às casas mais afastadas. Esta situação provocava conflitos frequentes entre os aguadeiros e os populares locais, o que levou a Câmara Municipal de Lisboa a aprovar uma proposta para a sua demolição.
Felizmente tal não aconteceu deixando-nos assim um chafariz espetacular, um dos pontos turísticos mais importantes desta zona de Lisboa.
O chafariz tem a forma de um relicário com quatro frentes, uma bica em cada uma das frentes. Este é encimado por uma pirâmide com quatro golfinhos.
É envolvida por uma estrutura assente em quatro pilastras encimadas por arcos que as unem duas a duas. Há ainda dois arcos, sobrespostos a estes, que unem as pilastras opostas.
No topo de cada pilastra existe ainda um pináculo piramidal e uma urna ao centro por cima de toda a estrutura.
Um dos arcos contém o escudo nacional.
Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.
(Distância: 12 m E)
O Convento do Carmo, fundado por D. Nuno Álvares Pereira em 1389, ruiu pelo terramoto de 1755, nunca mais sendo recuperado.
(Distância: 127 m W)
(Distância: 138 m E)
É conhecido pelos dois nomes de Elevador de Santa Justa e de Elevador do Carmo por ter o início e o fim na Rua de Santa Justa e no Largo do Carmo, num desnível de 45 metros.
(Distância: 149 m S)
A atual Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, num projeto de Reinaldo Manuel dos Santos do século XVIII, foi construída em estilo barroco tardio e neoclássico.
(Distância: 221 m SW)
A Igreja do Loreto foi mandada construir por D. João V em 1518 para acolher os italianos comerciantes em Lisboa e a pedido da comunidade italiana.
(Distância: 234 m SW)
(Distância: 247 m NE)
Foto do chafariz no meio da praça central de Lisboa, o Rossio.
(Distância: 249 m S)
Teatro Nacional de São Carlos
(Distância: 254 m NW)
O Museu, aberto ao público em 1905 e reaberto em 2008, contém obras de pintura, escultura, ourivesaria e relicários do século XVI ao século XX.
(Distância: 272 m NW)
A Igreja de São Roque foi edificada no final do século XVI, sendo a primeira igreja em Portugal e uma das mais antigas do mundo da Companhia de Jesus.