Ponte da Boutaca
Ponte da Boutaca
Situada a meio do percurso entre a vila e o Campo Militar de S. Jorge, esta ponte atravessa a ribeira de Calvaria unindo o traçado que inicialmente integrou a Estrada Real de D. Maria I.
Ponte da Boutaca
Casas do portageiro
Extremo norte
Ponte da Boutaca
Casas do portageiro
Extremo sul

Mais tarde este trajeto viria a ser substituído pela Estrada Nacional 1, que era a ligação mais importante entre Lisboa e Porto antes da construção da Autoestrada A1.

Conhecida por duas maneiras, a ponte Boutaca ou Boitaca, acabam ambas por ser uma derivação de Boytac. Este era o nome de um dos maiores mestres dos séculos XV e XVI, responsável pelas obras do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, e que ali possuiu uma propriedade.

História

A ponte teve a sua construção na década de 60 do século XIX, concretamente em 1862, no decorrer do reinado de D. Luís. Sob um estilo neogótico, é considerada como um dos monumentos mais importantes da arquitetura revivalista manuelina, uma vez que tudo indica que a primeira construção foi compreendida entre os séculos XV e XVI, da autoria do mestre Boytac.

Uma particularidade que a torna interessante e exclusiva em Portugal, e porque era muito frequente no passado a cobrança da passagem, existem quatro casas de portageiro, duas em cada extremo da ponte.

Ponte da Boutaca
Ponte da Boutaca

Com o decorrer dos tempos e com o desvio para a Estrada Nacional 1, a ponte entrou numa fase de abandono. No entanto, muito recentemente entrou em obras de recuperação no âmbito de um acordo assinado entre a Câmara Municipal da Batalha e o I.P.A.R.(Instituto Português do Património Arquitetónico). Cada casa acabou por ter a sua função específica, na expetativa desta fazer parte do plano turístico entre o Mosteiro e o Campo de São Jorge.

Descrição

Ponte da Boutaca

A ponte é constituída por seis arcos quebrados, intercalados por contrafortes com vários esbarros, que sustentam o tabuleiro reto de sessenta metros de comprimento e sete de largura.

As guardas são em cantaria de pedra com grilhagem em quadrifólios, rematadas a espaços por pináculos no topo dos contrafortes. Os pavilhões que se encontram nos extremos da ponte tem uma planta retangular rematada por grilhagem de flôr-de-lis em cantaria com pináculos nos vértices.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Publico, desde 1982.

Localização

Este ponto está situado na localidade Batalha, na freguesia Batalha.

Coordenadas GPS: N 39 39.505' W 008 49.845'  (39.65842, -8.83075)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cemitério Municipal da Batalha

Cemitério Municipal da Batalha - Visitar Portugal

(Distância: 262 m N)

Campo Militar de São Jorge, Nucleo nº 1

Campo Militar de São Jorge, Nucleo nº 1 - Visitar Portugal

(Distância: 310 m SW)
A cerca de 200 metros da ponte de Boutaca, no sentido norte/sul, vamos encontrar a sinalização referente ao Campo Militar de São Jorge, que não passa de um local em completo abandono com as respetivas ervas a tomarem conta do espaço.

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha - Visitar Portugal

(Distância: 365 m E)
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória foi mandado construir pelo D. João I, Rei de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória em Aljubarrota.

Estátua Equestre de Nuno Álvares Pereira

Estátua Equestre de Nuno Álvares Pereira - Visitar Portugal

(Distância: 392 m E)
Estátua situada junto do Mosteiro da Batalha, datada de 1968.

Galeria Mouzinho de Albuquerque

Galeria Mouzinho de Albuquerque - Visitar Portugal

(Distância: 487 m E)

Igreja Matriz da Batalha

Igreja Matriz da Batalha - Visitar Portugal

(Distância: 553 m E)
Numa localidade em que se tem o Mosteiro de Santa Maria da Vitoria como verdadeiro ex-libris pela sua simbologia histórica e religiosa, a Igreja da Exaltação de Santa Cruz quase que passa despercebida perante tal monumentalidade.

Pelourinho da Batalha

Pelourinho da Batalha - Visitar Portugal

(Distância: 584 m E)
A história da vila desenvolve-se no momento em que os Portugueses ganharam a Batalha de Aljubarrota, contrariando um pouco a ideia de que a história se confunde com a construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

Igreja da Misericórdia da Batalha

Igreja da Misericórdia da Batalha - Visitar Portugal

(Distância: 606 m E)
A instituição da Misericórdia instalou-se muito tarde na Batalha, remetendo-se somente ao ano de 1714, tendo como base um edifício do hospital já existente na vila desde 1427.

gif