A inauguração ocorreu em julho de 2010, ficando uma obra integrada e em harmonia com a paisagem.
Após a descoberta das gravuras rupestres pela construção da barragem do Côa, de imediato se avançou para a sua preservação, em agosto de 1996, criando o Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) e o Centro Nacional de Arte Rupestre, sendo este último extinto em maio de 2007.
Após a descoberta de novos dados arqueológicos e o reconhecimento internacional da Arte do Côa, criou-se este museu que foi inaugurado em 30 de julho de 2010.
Do local do museu avista-se uma excelente paisagem sobre o rio Côa.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Foz Côa, na freguesia Vila Nova de Foz Côa.
(Distância: 661 m SE)
A situação de Vila Nova de Foz Côa perto do rio faz com que haja paisagens impressionantes. A ponte que o atravessa é um desses locais.
(Distância: 2 km W)
É uma pequena capela, ou ermida, situada a sudeste da vila. A sua situação permite ter uma excelente paisagem sobre a vila e a área envolvente.
(Distância: 2 km W)
Esta capela está situada no pequeno centro histórico da vila. A capela é de planta longitudinal, de uma só nave retangular.
(Distância: 2 km W)
Construída no reinado de D. Afonso V, a torre, tal como os dois panos da muralha, são os únicos vestígios do castelo da Vila Nova de Foz Côa.
(Distância: 2 km W)
A praça principal da Vila Nova de Foz Côa é o ponto de partida para um pequeno passeio pela zona histórica desta mesma Cidade.
(Distância: 2 km W)
Arquitetura oitocentista, de planta retangular simples com fachadas rasgadas simetricamente por vãos rectilíneos no primeiro piso e em arco de volta perfeita no andar nobre.
(Distância: 2 km W)
Estátua do Rei D. Diniz, em Vila Nova de Foz Côa
(Distância: 2 km W)
Vila Nova de Foz Côa recebeu várias mercês de D. Dinis, que lhe concedeu o primeiro foral em 1299. Em 1514 recebeu foral novo de D. Manuel, do qual se terá erguido o presente Pelourinho.
(Distância: 2 km W)
O templo destaca-se pela fachada rasgada por amplo portal de arco pleno de cinco arquivoltas, profusamente decorado com motivos tão diversificados quanto típicos do estilo manuelino.
(Distância: 2 km W)
De nave única, tem um pórtico românico em arco de volta perfeita, que está ornamentado com esferas e ladeado por duas pequenas janelas gradeadas.