Está localizada numa antiga e menor mesquita de Tavira.
A sua fachada apresenta um exuberante medalhão setecentista, que exalta a figura do padroeiro Santiago, ou São Tiago, representando um guerreiro, segundo a lenda, da sua milagrosa aparição numa batalha travada durante a reconquista Cristã.
Este ponto está situado na localidade Tavira, na freguesia Tavira (Santa Maria e Santiago).
(Distância: 37 m N)
A igreja tem o nome de Santa Maria porque está situada na freguesia com o mesmo nome. Também é a Igreja Matriz da cidade.
(Distância: 72 m W)
No centro histórico da cidade, bem acima da muralha, está o Antigo Convento dos Eremitas de Santo Agostinho. Fundado por este mesmo Santo, foi construído onde se situava a Judiaria, em 1542.
(Distância: 92 m NE)
As campanhas arqueológicas realizadas mostram-nos que havia ocupação humana desde a pré-história, mas também existem indícios de várias épocas, como um troço da muralha fenícia do século VIII a.C.
(Distância: 107 m E)
Crê-se que a sua origem remonta ao ano de 1648, altura em que foi criada a confraria da Senhora da Consolação dos Presos.
(Distância: 170 m NE)
Igreja datada entre 1541 e 1551, é o monumento com melhor expressão renascentista do Algarve, bem expresso na composição e decoração do pórtico principal.
(Distância: 197 m SE)
Também conhecida como Igreja do Hospital do Espírito Santo, tem origem no século XV e pertencia ao antigo hospital Real do Espírito Santo.
(Distância: 206 m W)
Pertencendo à confraria de São Roque, este pequeno templo teve origem no tardo-gótico quinhentista com motivos manuelinos e mudéjares.
(Distância: 215 m SE)
Convento fundado pelos Franciscanos entre 1250 e 1330, a igreja era um dos proeminentes edifícios medievais do Algarve.
(Distância: 223 m NE)
Em 1758, esta Capela ergueu-se perto da fonte da praça e do local onde passava a muralha do Castelo. Pertenceu à confraria com o mesmo nome, já extinta.
(Distância: 225 m NE)
Câmara Municipal de Tavira - Praça da República 1, 8800-951 Tavira