Está registado na Lista Mundial de Faróis desde junho de 2006.
Este ponto está situado na localidade Lagos, na freguesia São Gonçalo de Lagos.
(Distância: 118 m NE)
Este Farolim indica a entrada no molhe leste de Lagos / Portimão, fazendo conjunto com o Farolim Oeste. Destina-se às embarcações que pretendem na Ria e na Marina de Lagos.
(Distância: 168 m W)
Forte da Ponta da Bandeira, ou Forte da Nossa Senhora da Penha de França, do século XVII, foi construído entre a fronteira da terra com a água.
(Distância: 395 m NW)
Esta igreja surgiu no ano de 1498 como Igreja da Misericórdia, tendo sido mais tarde adossada ao hospital com o mesmo nome.
(Distância: 410 m NW)
Esta é a praça principal da cidade de Lagos, a Praça Infante D. Henrique, onde estão situados o Mercado dos Escravos e a Igreja de Santa Maria, ou Igreja Matriz.
(Distância: 418 m NW)
O Infante adoptou esta cidade pois era a mais próxima do Oceano Atlântico e servia para os seus interesses, e era daqui que saíam as naus para os Descobrimentos.
(Distância: 434 m W)
A Igreja de Santo António foi reedificada em 1769 pelo comandante do regimento, tornando esta igreja em capela.
(Distância: 448 m NW)
O Edifício do Mercado dos Escravos está situado na Praça de D. Henrique onde, a partir de 1444, começou a realizar-se o comércio dos escravos vindos de África.
(Distância: 475 m W)
Lagos tornou-se no centro dos Descobrimentos Portugueses e do comércio com Marrocos, o que motivou um reforço das muralhas para melhor defesa dos ataques vindos do mar.
(Distância: 721 m W)
O Convento de Nossa Senhora do Carmo foi edificado para uma comunidade de freiras Carmelitas em meados do século XVI pelo Padre Cristovão Dias.
(Distância: 877 m NW)
A Igreja de São Sebastião, ou de Nossa Senhora da Conceição, surgiu entre os séculos XIV e XVI sobre uma ermida prévia que sofreu bastante com o terramoto de 1755.