O castelo foi construído num local estratégico de onde se avista toda a região até Espanha, sendo a partir daí a última defesa antes de Estremoz e de Vila Viçosa.
No castelo salienta-se a muralha coroada por merlões e percorrida por um largo adarve, a Porta de Elvas ou do Celeiro, a norte, de que hoje ainda existem as duas torres, a Porta de Estremoz, a oeste, onde está uma lápide em mármore que refere a construção do castelo, a Porta da Torre do Relógio, a sul, que perdeu a funcionalidade no século XV ao ser fechada, funcionalidade essa recuperada em 2014, e a Torre da Prisão.
O castelo está considerado como Imóvel de Interesse Público desde 1957.
Este ponto está situado na localidade Borba, na freguesia Borba (Matriz).
(Distância: 49 m NE)
Situado no interior do Castelo de Borba, é uma construção do século XIX adaptada a cinema na década de 1920. Estando fechado, foi reaberto em 2007 para teatro, cinema e outros espetáculos.
(Distância: 133 m E)
Um antigo lagar onde se fabricava o azeite, com a melhor maquinaria alemã e portuguesa, para o fabrico do que é considerado um dos melhores azeites de Portugal.
(Distância: 150 m N)
Fundado em 1 de julho de 1978, promove e incentiva atividades culturais, sociais e desportivas, sendo a sua Banda Filarmónica um símbolo musical do país.
(Distância: 178 m NW)
Antigo Palacete dos Melos, foi recuperado em 2007, sendo ai então instalada a Biblioteca com alguns milhares de livros, jornais e revistas, e ainda gravações vídeo e acesso à Internet.
(Distância: 179 m NE)
Antigo Celeiro Comum, do século XVIII, foi remodelado em 2000 para a realização de exposições, feiras do livro, colóquios e espetáculos musicais.
(Distância: 181 m SE)
Palácio do século XVIII, um dos mais nobres do Alentejo, foi o início da urbanização desta zona de Borba. Algumas janelas do primeiro piso são falsas, só para manter a harmonia com o restante edifício.
(Distância: 223 m SW)
Um busto inaugurado em 8 de março de 2003, um homenagem do povo de Borba ao médico Armando Pessoa Verão (1918-1998), pessoa de grande boa vontade.
(Distância: 230 m S)
Fundada em 1630 pela Irmandade de Santo António, tem no frontão da fachada uma escultura em barro de Estremoz representando o santo padroeiro.
(Distância: 236 m SE)
Inaugurado pela Câmara Municipal em 24 de setembro de 2005, este Monumento de homenagem, feito em mármore do concelho, está situado numa rotunda próximo do Quartel dos Bombeiros.