Um templo religioso que teve a sua origem anterior a 1302, dando como certa a existência desta no dito ano e sendo a antecessora da atual. Inicialmente batizada com o nome de Santa Maria, foi vitima de danos muito graves durante a sua existência que acabou por ser abandonada durante o século XVII.
A impossibilidade de uma localidade como Arraiolos não ter uma igreja foi a razão suficiente para que no ano 1747, e por ordem do Arcebispo D. Miguel de Távora, ser reconstruída na integra a igreja abandonada. Provoco assim uma transição de estilo do barroco-rococó, e que também viria a mudar de orago para Nossa Senhora dos Mártires.
De planta retangular de uma só nave, apresenta a sua fachada em frontão triangular ladeada por pináculos piramidais.
É constituída por três rasgos, o portal principal de moldura reta ladeado por duas colunas, sobrepujado de um entablamento e encimado por um bloco de mármore com inscrições e este está ladeado por duas aletas. É rematado por um frontão curvo interrompido por um nicho com uma imagem.
Esta está ladeada por duas janelas de verga reta com gradeamento.
Este ponto está situado na localidade Arraiolos, na freguesia Arraiolos.
(Distância: 113 m NE)
Situado no caminho entre o castelo e a povoação, este pequeno templo religioso denomina-se de Capela dos Passos da Paixão de Cristo, fazendo parte das doze capelas que representam os Passos de Cristo na Paixão.
(Distância: 229 m N)
Na colina do castelo ergue-se este monumental monumento do Paço dos Alcaides, assim igualmente conhecido, em que a sua edificação teve início nos princípios do século XIV por D. Dinis.
(Distância: 281 m N)
Mesmo ao centro no interior do castelo desta vila, no cimo de um pequeno morro, ergue-se o único monumento que ali se conserva em pé, a Igreja de Salvador.
(Distância: 364 m E)
A pequena Praça da República, a única envolta de um arvoredo, oferece algum fresco para quem ali passa mostrando também o contributo de embelezamento do coreto.
(Distância: 379 m NE)
Iniciada entre 1585-1586, a construção teve uma celeridade com o interesse de D. Teodósio II, Duque de Bragança, ao disponibilizar artistas que para ele trabalhavam.
(Distância: 384 m NE)
Situado na Praça Lima e Brito, junto do Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos, o edifício dos Paços do Concelho é o local da Câmara Municipal.
(Distância: 404 m NE)
Uma vila pequena em que o centro histórico se confunde com a própria localidade, estas fotos são com certeza as dos locais mais centrais deste povoado.
(Distância: 439 m NE)
O edifício que atualmente alberga o Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos teve como sua função inicial o hospital intitulado de Espírito Santo.
(Distância: 441 m NE)
Na parte este da pequena e principal praça de Arraiolos, mais concretamente na Praça do Município, encontra-se o Pelourinho pelo foral concedido por D. Manuel em 1511.
(Distância: 444 m NE)
Como não poderia deixar de ser, falar de Arraiolos é falar dos tapetes. Uma vila alentejana que é conhecida nacional e internacionalmente pelos seus "Tapetes de Arraiolos".