Muralhas de Valença
Muralhas de Valença
A Praça Forte de Valença surgiu como uma pequena fortificação, nos finais do século XII e princípios do século XIII, para defesa da povoação e da travessia daquele trecho do rio Minho
Maquete da Fortaleza de Valença
Entrada Coroada
Porta do Meio

Também é conhecido, e com um nome mais apropriado e sofisticado, como a Praça Forte de Valença. É com este nome que realmente aparece nos documentos oficiais. Realmente este nome surgiu como uma pequena fortificação, nos finais do século XII e princípios do século XIII, para defesa da povoação e da travessia daquele trecho do rio Minho, uma vez que está incorporado na raia portuguesa com a Galiza.

Entretanto, mais tarde, no contexto da Guerra da Restauração da Independência Portuguesa, esta fortificação foi inteiramente reformada pela mão do francês Miguel de L`École, reconstruindo muros para abraçar o perímetro estendido da Vila, e erguidas novas estruturas abaluartadas entre os quais:

Baluarte de S. Jerónimo
Baluarte de Santa Bárbara
Baluarte de S. José
Baluarte de Santo António
Revelim da Coroada Valença
Revelim da Coroada Valença
Revelim da Coroada Valença

Coroada com três baluartes (Santa Ana, Santa Bárbara e São Jerónimo) e dois meios baluartes (São José e Santo António). Foram abertos novos fossos, sobre os quais se ergueram relevos em talude. Revelins para defesa de algunas cortinas,

E finalmente a abertura de sete novos baluartes, tais como: Carmo, Esperança, Faro, Lapa, São Francisco, São João e Socorro.

Baluarte da Lapa Valença
Baluarte de S. João Valença
Baluarte do Carmo

Já no século XIX esta fortificação continuou a ter o seu plano de relevo, começando pela Guerra Peninsular, após uma denotada resistência caiu nas mãos das tropas Napoleónicas, em que fizeram explodir a porta do Sol. Continuando com as Guerras Liberais, em que aclamou o Rei D. Miguel, tendo sido recuperado pelos Liberais.

Considerado como a mais importante fortificação do Alto Minho, tendo sido objecto de várias intervenções de conservação e restauro ao longo do século XX, as estruturas chegaram até aos dias de hoje no mais perfeito estado de conservação

Rota dos Castelos e Fortalezas

Este monumento está inserido na Rota dos Castelos e Fortalezas, do Portal de Valença, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

Esta fortificação está na lista como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Valença, na freguesia Valença, Cristelo Covo e Arão.

Coordenadas GPS: N 42 01.773' W 008 38.690'  (42.02955, -8.64483)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Câmara Municipal de Valença do Minho

Câmara Municipal de Valença do Minho - Visitar Portugal

(Distância: 104 m N)
Uma cidade com atualmente cerca de 14.000 habitantes, recebeu foral do rei D. Sancho I e subiu em 2009 à categoria de cidade. - Câmara Municipal de Valença - Praça da República 14, 4930-762 Valença

Capela Militar do Bom Jesus

Capela Militar do Bom Jesus - Visitar Portugal

(Distância: 136 m S)
Precisamente no ano de 1700, a Capela Militar de Bom Jesus ficou apta para ser sagrada, o que veio acontecer no dia 1 de Novembro.

Fonte da Vila

Fonte da Vila - Visitar Portugal

(Distância: 153 m NW)
Situada no perímetro exterior da fortaleza, uma das quatro fontes do século XVIII, é construída em cantaria de granito aparente.

Casa do Eirado

Casa do Eirado - Visitar Portugal

(Distância: 161 m N)
A Casa do Eirado, casa senhorial datada do século XV, está situada na praça com o mesmo nome, no centro histórico de Valença.

Igreja da Colegiada de Santo Estêvão

Igreja da Colegiada de Santo Estêvão - Visitar Portugal

(Distância: 243 m N)
Esta igreja pertence ao centro histórico de Valença, edificada no século XIII, templo românico com reconstrução neoclássica.

Lavadouro e Poço

Lavadouro e Poço - Visitar Portugal

(Distância: 273 m N)
Está situado na parte interior das muralhas, mais concretamente no centro da vila, ao lado da Igreja da Colegiada, com um poço e um pequeno tanque.

Antigo Hospital da Misericórdia

Antigo Hospital da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 312 m N)
É um edifício neoclássico do século XIX caracterizado pela fachada principal, que apresenta um esquema rico de jogo alternado de vãos.

Igreja Matriz de Valença

Igreja Matriz de Valença - Visitar Portugal

(Distância: 351 m N)
Igreja Matriz de Valença, também conhecida como Nossa Senhora das Dores, é um templo românico do século XIII, tendo perdido a traça original devido ao restauro.

Casa do Poço

Casa do Poço - Visitar Portugal

(Distância: 355 m N)
Para o investigador Alberto Pereira de Castro, a Casa do Poço é um dos edifícios mais antigos da zona intramuros da Vila.

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 366 m N)
Esta igreja é datada do século XVIII, mais concretamente do ano de 1749 segundo a inscrição da arquitrave do portal lateral.

gif