Amadora (Concelho)

Concelho: Amadora
Distrito: Lisboa
Unid. Estat. (NUTS III): Grande Lisboa
Província: Estremadura
Freguesias: (6) Águas Livres - Alfragide - Encosta do Sol - Falagueira, Venda Nova - Mina de Água - Venteira
Área do concelho: 23,79 km²
Habitantes: 175 136 (2011)
Feriado Municipal: 11 de setembro, dia de criação do Município
Criação do Município: 11 de setembro de 1979
Fronteiras: Odivelas (nordeste); Lisboa (leste); Oeiras (sul e sudoeste); Sintra (oeste e norte)

Mapa da localização e freguesias do Concelho de Amadora
Localização do concelho, freguesias e limites
Origem do Concelho
O passado da região da Amadora centra-se nas vilas e estâncias de veraneio de famílias ricas de Lisboa. A sua proximidade de Lisboa permitiu o grande desenvolvimento urbanístico da região transformando-se na atualidade numa das regiões mais populosas dos arredores de Lisboa, havendo uma grande parte de construções clandestinas.

Antes de 1907 a localidade tinha o nome de Porcalhota, nome esse que mudou para o atual Amadora, a pedido da população ao rei D. Carlos, em 28 de outubro de 1907.

Pertencente ao concelho de Oeiras, foi elevada a freguesia em 17 de abril de 1916, a vila em 24 de junho de 1937 e a cidade em 17 de setembro de 1979. O concelho de Amadora foi criado em 11 de setembro de 1979 agrupando freguesias do concelho de Oeiras. Pela elevação a cidade e a sua divisão por freguesias passou a incluir parte das freguesias de Queluz e de Belas, que pertenciam ao concelho de Sintra. Em 1997, com a criação das freguesias de Alfornelos, Falagueira, Venda Nova e São Brás, ficou com a sua divisão definitiva até à restruturação de freguesias, a nível nacional, efetuada em 2013.