Igreja e Convento do Pópulo
Igreja e Convento do Pópulo
O conjunto Conventual do Pópulo foi construído em parte por capricho do Arcebispo Frei Agostinho de Jesus que pretendia ter uma sepultura num local que achasse condigno.
Igreja e Convento do Pópulo
Igreja e Convento

O Arcebispo Frei Agostinho de Jesus reservou para tal um espaço na capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Consolação. Adossada a esta, as dependências conventuais que passariam a albergar os religiosos da Ordem Eremita de Santo Agostinho.

No antigo Campo da Vinha, atual Praça do Conde de Agrolongo, está edificado o conjunto Conventual do Pópulo.

Iniciado nos finais do século XVI, nomeadamente em 1596, o conjunto manteve-se inalterável até agora, mesmo tendo em conta algumas alterações sofridas durante o século XVIII, com a inclusão de uma nova fachada.

Fachada do Convento

Numa planta transversal, o convento é formado por três panos, o central e dois laterais uniformes de dois pisos. A fachada central é em granito, com o rasgo da porta principal de moldura reta ladeada por duas janelas também de moldura reta.

Antecede-lhe uma cobertura, servindo de varanda para o segundo piso, que serve uma janela. Esta e duas laterais apresentam uma moldura reta, sendo as laterais encimadas por um frontão em arco abatido.

Remata com um frontão curvo. Os panos laterais nos dois pisos são formados por rasgos de sete janelas cada em moldura reta sobrepostas por frontão curvo. A finalizar, pequenas janelas redondas.

Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a dependência conventual passou para o domínio do Estado, permanecendo até hoje com serviços da Câmara Municipal.

Estrutura da Igreja

Igreja do Convento do Pópulo
Igreja do Pópulo
Igreja do Pópulo - lateral
Lateral sul da igreja

A igreja, em arquitetura maneirista mas com modificações em estilo barroco, desenvolve-se longitudinalmente, numa planta retangular. É formada por uma só nave com capela-mor. A fachada neoclássica, toda em granito, é ladeada por duas torres sineiras adossadas à parte central.

Fachada da Igreja

Este pano central é formado por um portal em arco de volta perfeita ladeado por duas colunas em que assenta a sacada em guarda de pedra. É encimada por um janelão, também em arco de volta perfeita, ladeado por duas colunas sobrepujadas de um entablamento.

É rematado por um frontão triangular que apresenta ao centro as armas da Ordem de Santo Agostinho.

As torres possuem duas janelas ovais cada, com as sineiras a ladear o frontão, e finalizado por uma cobertura bolbosa.

Painéis de Azulejos

Igreja do Pópulo - azulejos
Túmulo e órgão
Igreja do Pópulo - azulejos
Túmulo do
arcebispo
Igreja do Pópulo - azulejos
Pia de
água benta
Igreja do Pópulo - azulejos
Pia de
água benta

O interior de nave única é coberto por abóbada de berço com caixotões de pedra, coro-alto e três capelas laterais, todas elas com as paredes laterais forradas a painéis de azulejos em azul e branco.

Interior

Igreja do Pópulo - Nave - altar-mor
Nave - capela-mor
Igreja do Pópulo - Nave - coro
Nave - coro
Igreja do Pópulo - capelas laterais
Capelas laterais

A capela-mor segue o alinhamento da cobertura da nave, as paredes laterais forradas a azulejos azuis e brancos que aludem a episódios da vida de Santo Agostinho.

O retábulo-mor evidencia a conjugação do neoclássico com o rococó na estrutura dourada e policromada da tribuna, onde se localiza a imagem de Nossa Senhora do Pópulo. À entrada na capela-mor, nas laterais, estão os túmulos dos Arcebispos, sendo um deles o Frei Agostinho de Jesus.

Classificação

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977.

Localização

Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto).

Coordenadas GPS: N 41 33.118' W 008 25.708'  (41.55197, -8.42847)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casa dos Maciéis Aranhas

Casa dos Maciéis Aranhas - Visitar Portugal

(Distância: 84 m N)
O edifício que serviu de residência da Família Maciéis Aranhas foi um dos poucos sobreviventes no desenvolvimento deste Campo da Vinha, atualmente denominado de Praça do Conde de Agrolongo.

Câmara Municipal de Braga

Câmara Municipal de Braga - Visitar Portugal

(Distância: 108 m S)
O edifício dos Paços do Concelho é uma edificação entre os anos de 1753 e 1755. Teve a contribuição repartida entre o senado da cidade e o Arcebispo D. José de Bragança, irmão do Rei D. João V.

Fonte do Pelicano

Fonte do Pelicano - Visitar Portugal

(Distância: 113 m SE)
Esta fonte do século XVIII, sob o estilo barroco, é formada por uma taça central que tem como base de decoração o pelicano, e quatro mais pequenas que a contornam.

Palácio dos Biscaínhos

Palácio dos Biscaínhos - Visitar Portugal

(Distância: 116 m SW)
Palácio aristocrático datado do século XVI, com os seus grandes salões, terraços, jardins, mostra a sua verdadeira imponência.

Praça do Município

Praça do Município - Visitar Portugal

(Distância: 124 m SE)
Situada na parte histórica da cidade de Braga, a Praça do Município simboliza um espaço que alberga a instituição máxima da cidade.

Paço Episcopal

Paço Episcopal - Visitar Portugal

(Distância: 147 m SE)
Paço Episcopal, um nome que se mantém mas em que o seu verdadeiro significado deixou de fazer sentido há muito tempo. O Paço Episcopal é, a seguir à Sé Catedral, o edifício mais relevante e emblemático da cidade de Braga

Igreja e Convento do Salvador

Igreja e Convento do Salvador - Visitar Portugal

(Distância: 163 m NE)
Atualmente conhecido como Lar Conde de Agrolongo, o antigo Convento do Salvador teve a sua edificação no final do século XVI.

Igreja da Misericórdia de Braga

Igreja da Misericórdia de Braga - Visitar Portugal

(Distância: 201 m SE)
A construção desta igreja iniciou em 1560, junto à Sé. Segundo uma inscrição no portal principal, terminou em 1562, ano possivelmente relativo à fachada.

Braga Medieval

Braga Medieval - Visitar Portugal

(Distância: 204 m S)
Desde o século III que Braga é rodeada por uma cerca, delineada por uma planta poligonal. Parte desta cerca viria a ser utilizada no século XI para o perímetro urbano correspondente a norte.

Arco da Porta Nova

Arco da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 207 m S)
O Arco da Porta Nova é a porta de entrada na cidade de Braga. Foi aberta em 1512, no tempo de Arcebispo D. Diogo de Sousa.

gif