Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, abril de 2019
A Igreja Paroquial de Vera Cruz, ou Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, tem uma edificação que lhe é atribuída aos séculos XVII e XVIII, no local onde existira uma capela dedicada a S. Gonçalo. Ao longo do século XVII desenvolvem-se diversas obras de construção e melhoramentos.

História

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Fachada da igreja

Sendo esta a Igreja Paroquial de Vera Cruz da freguesia com o mesmo nome, é conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, com uma edificação que lhe é atribuída aos séculos XVII e XVIII.

Tudo começa na segunda metade do século XVI, quando surge a criação de novas freguesias, promovendo assim a construção de uma nova igreja, precisamente no local onde existira uma capela dedicada a S. Gonçalo, e que se prolonga na primeira metade do século XVII.

É essencialmente na primeira metade do século XVII que se executam pequenas tarefas no caminho da construção do templo religioso, como a execução da pia batismal, a talha da capela-mor, a talha do retábulo-mor e capela, o douramento do retábulo e apainelamento do teto e ilhargas, do arco cruzeiro e dos colaterais.

Na segunda metade deste mesmo século dá-se a remodelação da fachada principal, com a abertura dos óculos ovais e abobadamento da nave, as sanefas, o órgão proveniente do Convento de Madre de Deus de Sá e, finalmente, o trono do retábulo-mor.

Descrição

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Nave, capela-mor
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Nave, coro

Desenvolve-se na longitudinal com uma planta retangular formada por duplo retângulo da nave e capela-mor, de dimensões muito reduzidas. A fachada principal tem adossada à esquerda a torre sineira quadrada. Delimitada por pilastras nos cunhais com remate de um frontão contracurvado, com pináculos sobre as pilastras e cruz latina ao centro.

O portal é em arco abatido, em cantaria com molduras arquitetónicas rematadas por voltas estilizadas e cimalha de verga reta, e encimado por um janelão retangular de estilo idêntico ladeado por painéis de azulejos e um óculo ovalado central com remate cruciforme.

Interior

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Altar lateral
esquerdo
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Altar colateral
esquerdo
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Capela-mor
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Altar colateral
direito
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Altar lateral
direito

O interior de nave única, a metade inferior é coberta por azulejaria de padronagem. O coro-alto assenta em arco abatido suportado por colunas toscanas geminadas e imposta misulada.

Seguem-se duas portas laterais encimadas com sanefas, o púlpito no lado esquerdo e quatro altares dos quais dois são colaterais e dois laterais. Os retábulos, bem como o arco cruzeiro, são em talha dourada.

A capela-mor é exígua e rebaixada de abóbada de caixotões e em arco de volta perfeita, integralmente revestida a dourado, e igualmente para o retábulo-mor.

Localização

Este ponto está situado na localidade Aveiro, na freguesia Glória e Vera Cruz.

Coordenadas GPS: N 40 38.585' W 008 39.189'  (40.64308, -8.65315)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de São Bartolomeu

Capela de São Bartolomeu - Visitar Portugal

(Distância: 78 m NE)
Uma arquitetura que corresponde à segunda metade do século XVI, época que marca as plantas circulares das capelas, semelhante a outras que existem neste mesmo distrito. De planta circular e por isso centralizada, esta capela abre no dia de São Bartolomeu, em 24 de agosto.

Junta da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz

Junta da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 117 m NE)
Glória, a sul da ria, tem uma história de pouco mais de cento e setenta anos iniciada pela revisão da administração judicial, política e civil acontecida em 1835. Vera Cruz, a norte, entra na história no século X, no testamento de D. Mumadona Dias ao doar estas terras ao Convento de Guimarães.

Obelisco à Liberdade

Obelisco à Liberdade - Visitar Portugal

(Distância: 165 m SW)
Este obelisco foi inaugurado em 26 de dezembro de 1909 para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão.

Capela de São Gonçalo

Capela de São Gonçalo - Visitar Portugal

(Distância: 174 m W)
Capela de São Gonçalo, também conhecida como Capela de São Gonçalinho, como o nome indica é uma homenagem ao beato pela crença dos pescadores na sua proteção, e que assim se tornou padroeiro da cidade.

Antiga Capitania do Porto de Aveiro

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Visitar Portugal

(Distância: 187 m S)
Um dos mais importantes edifícios da cidade, construído com os arcos sobre estacas a que se deve o nome, a Casa dos Arcos. Era no momento um moinho de maré. No princípio do século passado o edifício foi aumentado e ampliado de um segundo piso, para na altura se transformar numa escola de Desenho Industrial.

Praça General Humberto Delgado

Praça General Humberto Delgado - Visitar Portugal

(Distância: 202 m S)
Praça central da cidade de Aveiro, tendo como pontos especiais de interesse a ria e os moliceiros, a antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Casa da Arte Nova

Casa da Arte Nova - Visitar Portugal

(Distância: 256 m SW)
A Arte Nova não deixa de ser mais um tipo de estilo, marcado por um período, e que neste caso foi o início do século XX, mais precisamente entre os anos de 1905/1920.

José Estevão Coelho de Magalhães

José Estevão Coelho de Magalhães - Visitar Portugal

(Distância: 279 m S)
Chama-se José Estêvão Coelho de Magalhães, o verdadeiro herói da cidade de Aveiro, ou pelo menos têm nesta figura o seu orgulho que se destacou numa certa época da história de Portugal.

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 280 m S)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.

Câmara Municipal de Aveiro

Câmara Municipal de Aveiro - Visitar Portugal

(Distância: 300 m S)
O edifício da Câmara foi construído em 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno.

gif