Edifício dos Paços do Concelho
Edifício dos Paços do Concelho
Conhecido como Casa da Quinta, a qual dá o nome à rua que a ladeia em sentido ao Largo Principal, este edifício é mais um belo exemplar de residência senhorial.
Paços do Concelho
Paços do Concelho
Paços do Concelho

Foi mandado edificar por uma das Famílias mais reputadas da vila, Barreto Chichorro, que também instituiu na Igreja Matriz uma capela que albergam alguns restos mortais da Família.

1685 é a data inscrita num dos portais da casa, crendo-se que esta seja a da finalização. Desconhece-se por completo a data exata, sendo-lhe atribuída a centúria de seiscentos devido à tipologia do edifício e ao programa decorativo dos interiores.

Os Dois Pisos

Paços do Concelho - coluna
Coluna
Paços do Concelho - coluna
Coluna
Paços do Concelho - porta
Porta lateral

Edifício de planta retangular, pautando-se de uma sobriedade de linhas depuradas numa estrutura solarenga, é formado por dois pisos com uma marcação simétrica de aberturas.

No piso inferior as portas dão acesso ao piso térreo, intercaladas por janelas. O piso superior, a parte nobre da casa, é rasgado por janelas de sacada com guardas de ferro forjado. O acesso ao piso nobre é feito através de uma escadaria existente no lado esquerdo da fachada, onde se pode ver a inscrição no portal de 1685.

Paços do Concelho

Atualmente, e como acontece neste tipo de casa nas localidades do interior, acaba por vir a pertencer aos Paços do Concelho, sendo esta adquirida já no século XX.

Classificação

É de salientar de que este Imóvel está classificado como de Interesse Público .

Localização

Este ponto está situado na localidade Góis, na freguesia Góis.

Coordenadas GPS: N 40 09.306' W 008 06.639'  (40.15510, -8.11065)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fontanário do Pombal

Fontanário do Pombal - Visitar Portugal

(Distância: 80 m SE)
Junto da cisterna e ambos os elementos a funcionar no mesmo sentido de fornecimento de água à população, é conhecida, com a cisterna, como Pombal.

Largo Central

Largo Central - Visitar Portugal

(Distância: 82 m SE)
Atualmente de seu nome Francisco Inácio Dias Nogueira, era no seu passado conhecido como de Largo do Pombal, o único da vila de Góis.

Igreja da Misericórdia de Góis

Igreja da Misericórdia de Góis - Visitar Portugal

(Distância: 84 m SE)
Já quase no declinar do século XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo, entretanto com muitas alterações.

Ponte Real

Ponte Real - Visitar Portugal

(Distância: 91 m W)
Como o nome indica, a ponte é real devido a que esta edificação se realizou no período e consequentemente a mando do Rei D. João III, em 1533, como atesta o alvará de abril desse mesmo ano.

Cisterna do Pombal

Cisterna do Pombal - Visitar Portugal

(Distância: 98 m SE)
Na parte histórica de Góis, no largo principal da vila, encontra-se um elemento fundamental de fornecimento de água à comunidade. De nome Pombal, esta Cisterna é do século XVI.

Praia Fluvial

Praia Fluvial - Visitar Portugal

(Distância: 151 m SW)
Uma vila beirã, nas encostas da Serra da Estrela, convida a quem a visita a banhar-se nas águas frescas do rio Ceira, nomeadamente no verão quando atinge verdadeiros picos de calor.

Junta de Freguesia de Góis

Junta de Freguesia de Góis - Visitar Portugal

(Distância: 154 m E)
A segunda maior instituição de Góis, uma vez que esta localidade é concelho e por isso tem uma Câmara Municipal, a Junta de Freguesia está instalada numa antiga escola primária, transformada para esse efeito.

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 161 m W)
A capela com uma planta hexagonal centralizada, tem na fachada principal o portal em verga reta ladeado por pilastras duplas e encimado por uma cartela com volutas.

Igreja Matriz de Góis

Igreja Matriz de Góis - Visitar Portugal

(Distância: 184 m S)
Com a denominação de Santa Maria Maior, este templo religioso, edificado em 1415, encontra-se no ponto mais alto do extremo sul da vila.

Capela do Castelo

Capela do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 232 m W)
Com uma resenha histórica quase inexistente no património da vila, tudo indica que começou por ser uma ermida de seu nome Nossa Senhora da Assunção.

gif