Este templo religioso é da época da Reconquista Cristã na Península Ibérica aquando da reedificação do castelo, pela Ordem dos Templários, no século XII.
Esta Capela de Nossa Senhora do Castelo está situada no interior deste. De planta simples, tem a forma em "T" devido à construção de duas sacristias, mantendo no interior um frontal de azulejos mudéjares.
Está classificada com o castelo como Imóvel de Interesse Público, desde 1993.
Este ponto está situado na localidade Vila Velha de Ródão, na freguesia Vila Velha de Ródão.
(Distância: 141 m SE)
A primeira edificação foi com o Rei Wamba, último Rei dos Visigodos, entre os anos 672-680. No entanto pode ser uma atalaia da época da invasão muçulmana da Península. Como a Capela da Nossa Senhora do Castelo, este monumento é de Interesse Público desde 1993.
(Distância: 1 km E)
Portas de Ródão não deixa de ser uma vista incrível feita pela natureza. Sem dúvida que esta vista dá um aspecto de diferentes dimensões, conforme o sítio onde estiver.
(Distância: 1 km E)
Desta ponte avista-se uma belíssima paisagem sobre o rio Tejo e toda a zona envolvente. O rio Tejo, neste local, separa o Alto Alentejo da Beira Baixa.
(Distância: 2 km NE)
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, é uma construção do século XVI com alterações nos séculos seguintes. No interior destaca-se os arcos de separação entre a nave central e as laterais e o trono central na capela-mor com a imagem da padroeira.
(Distância: 2 km E)
Descendo à beira do rio Tejo, junto do cais, obtém-se uma das melhores vistas sobre o rio e todas as montanhas em redor.
(Distância: 2 km NE)
O pelourinho está sobre uma plataforma de dois degraus quadrangulares, onde encaixa a base da coluna, semelhante a um terceiro degrau.
(Distância: 2 km E)
Esta fonte situa-se próximo do cais de Vila Velha de Ródão.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
Morada: Rua de Santana 841, 6030-230 Vila Velha de Ródão
(Distância: 2 km NE)