A antiga Igreja Matriz de Vila de Rei, ou Igreja de Santa Maria, é uma igreja provavelmente do século XIII ou XIV. Foi vandalizada em 1807 pelas tropas de Napoleão Bonaparte, durante as Invasões Francesas, entre outros casos. Foi transformada em cavalariça e depois incendiada.
Teve obras de recuperação a partir de 1899 bem como limpezas, mudança do telhado, mudança da porta e reparação dos altares.
Perto desta Velha Igreja Matriz foi encontrada uma necrópole tardo-medieval e moderna.
Este ponto está situado na localidade Vila de Rei, na freguesia Vila de Rei.
(Distância: 66 m E)
Um museu aberto onde foi a Casa do Patronato, ali ocorrem exposições temporárias além da exposição permanente que mostra como era uma casa agrícola nos séculos XIX e XX.
(Distância: 222 m E)
Um local onde se encontra de tudo para comprar, produtos alimentares e não só, produtos regionais de todas as espécies.
(Distância: 339 m E)
Um jardim localizado no centro de Vila de Rei, um espaço arborizado com bancos para passeio, descanso e brincadeiras com os mais novos.
(Distância: 341 m SE)
Câmara Municipal de Vila de Rei - Praça Família Mattos e Silva Neves - 6110-174 Vila de Rei
(Distância: 366 m NE)
Fonte e lavadouro comunitário. Situado abaixo do nível da estrada, sendo um sinal da antiguidade ainda mantém a sua função e a sua utilização como ponto de encontro para lavagem de roupa, em sentido verdadeiro e em sentido figurado.
(Distância: 492 m SE)
Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, inaugurada em 26 de Outubro de 2008.
(Distância: 2 km N)
Esta capela, dedicada à Senhora da Saúde, é uma capela situada a pouco mais de 200 metros a nordeste da povoação de Lavadouro, num local elevado e com uma bela vista sobre a povoação e as montanhas em redor.