Igreja de Santa Cristina
Igreja de Santa Cristina, setembro de 2022
Datada dos séculos XVIII e XIX, teve a sua primeira referência em 1764. Cem anos depois, na primeira pedra para a reedificação da igreja, apareceram pedras oitavadas que se julga serem de colunas de outra igreja anterior com uma data de 1578. Destaca-se a fachada e a torre sineira cobertas de azulejos.

História

Igreja de Santa Cristina
Igreja de Santa Cristina

Com uma cronologia datada dos séculos XVIII e XIX, teve a sua primeira referência no ano de 1764, como pequena e ordinária, com três altares, capela-mor, sacristia e um campanário com sineta.

Cem anos depois, na primeira pedra para a reedificação da igreja, apareceram pedras oitavadas que se julga serem de colunas de outra igreja anterior com uma data de 1578.

Descrição

Igreja de Santa Cristina
Igreja de Santa Cristina

Com um desenvolvimento longitudinal e de planta retangular, é constituída por nave e capela-mor.

Adossada a esta no lado direito, o corpo retangular da sacristia. No mesmo lado e num plano mais recuado que a fachada principal, a torre sineira quadrangular, com a cobertura em coruchéu piramidal.

A fachada principal, em empena triangular e forrada a azulejos, é delimitada por pilastras, com portal único em vão retangular, marcado por cantarias molduradas.

O portal é encimado por uma janela de coro, com sacada sobreposta ao portal retangular com verga reta. Remata com um pequeno nicho que alberga a imagem da padroeira.

Localização

Este ponto está situado na localidade Estrada, Mansores, na freguesia Mansores.

Coordenadas GPS: N 40 56.146' W 008 22.316'  (40.93577, -8.37193)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora do Rosário

Capela de Nossa Senhora do Rosário - Visitar Portugal

(Distância: 482 m SE)
Esta capela, datada do final do século XIX, substituiu uma anterior capela com o mesmo nome, que se situava próxima do local atual. Destaca-se a torre sineira no mesmo plano da fachada principal, ambas forradas a azulejos, e delimitadas por pilastras e com o portal principal em arco abatido.

Coreto de Mansores

Coreto de Mansores - Visitar Portugal

(Distância: 513 m S)
Um coreto situado no centro de Mansores no entroncamento da rua Nossa Senhora do Rosário com a Alameda dos Benfeitores, habitual nos espaços rurais, a presença do coreto está associada aos templos religiosos, sejam eles igrejas ou capelas, servindo para as respetivas romarias.

Junta de Freguesia de Mansores

Junta de Freguesia de Mansores - Visitar Portugal

(Distância: 644 m SE)
Com a origem da palavra de Mansores proveniente do muçulmano, acredita-se igualmente que a própria localidade também seja da mesma origem. O nome provém de "Manzores" e "Mançores", do árabe mançor, o que quer dizer filhos ou descendentes de Mançor, um chefe político e militar.

Junta de Freguesia de Escariz

Junta de Freguesia de Escariz - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
O topónimo de Escariz provém de "Aschari" cuja tradução é Ascário. Este termo significa literalmente um guerreiro armado com uma lança de haste de madeira de freixo. No foral atribuído a Santa Maria da Feira por D. Manuel I constava a freguesia de Escariz e de novo no recenseamento de 1527, com D. João III.

Mural de Azulejos

Mural de Azulejos - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Este mural de azulejos, situado ao lado da Igreja Matriz, mostra a relevância da antiguidade não só da igreja como da própria localidade e a sua relação com o templo religioso proveniente de um Mosteiro de Monjas Beneditinas, o ex-libris da localidade, e da quanta importância que o Mosteiro representou.

Igreja Matriz de Santo André

Igreja Matriz de Santo André - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
A Igreja de Santo André é uma edificação anterior ao século XIV, com origem na Igreja do Convento Beneditino ali existente e reconstrução no século XVIII. Destaca-se a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso e com uma cobertura em coruchéu piramidal.

Junta de Freguesia de São Miguel do Mato

Junta de Freguesia de São Miguel do Mato - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Não é muita a informação sobre esta localidade que se situa mais a norte no concelho na fronteira com o Distrito do Porto, tendo a freguesia a mesma dedicação da igreja, a São Miguel. Uma bula do Papa Gregório X entrega a igreja ao padroado do Mosteiro de Paço de Sousa.

Cruzeiro de Fermedo

Cruzeiro de Fermedo - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Um cruzeiro situado no adro da Igreja Matriz, composto pelo fuste assente sobre dois degraus, quadrados, encimado por um bloco com relevos nas quatro faces, uma esfera armilar e uma cruz.

Igreja de Nossa Senhora da Expectação

Igreja de Nossa Senhora da Expectação - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Pouco se sabe da Igreja de Fermedo, somente que a sua dedicação original era Santa Maria mais tarde substituída pela atual de Nossa Senhora de Expectação. Destaca-se a fachada terminada em empena triangular que, tal como a torre sineira, é forrada a azulejos.

Junta de Freguesia de Fermedo

Junta de Freguesia de Fermedo - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Um território em que a presença humana tem origem na Pré-história, passando pelos romanos de que há vestígios. O topónimo deriva de "Pharamundo" ou "Faramondo", sendo um antropónimo godo do início do século V, e destes para "Fermudo" e depois para "Fermedo" no início da Nacionalidade.

gif